quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Professor temporário terá prova nos dias 13 e 20

Amanda Mont'Alvão Veloso
Clipping Educacional - do Agora
As provas que serão utilizadas para classificar os professores temporários e os candidatos à contratação na rede estadual de ensino serão realizadas nos dias 13 e 20 de dezembro, segundo norma publicada ontem no "Diário Oficial" do Estado.
No dia 13 de dezembro, será realizada a prova para os anos iniciais do ensino fundamental (1ª a 4ª série) e os exames de línguas. No dia 20, serão realizadas as provas para a área de ciências da natureza, ciências humanas e educação especial.
Os exames valerão 80 pontos. Professores de educação básica 1 resolverão 60 questões objetivas. Os demais terão 80 questões. A secretaria informa ter recebido mais de 240 mil inscrições.
A classificação do candidato, que permitirá que ele participe do processo de escolha de classes e aulas, será obtida pela soma da nota na prova com o tempo de serviço (80 pontos) e títulos (20 pontos).
Este será o primeiro ano em que a prova de atribuição terá validade, pois o resultado do exame de 2008 primeiro ano de realização, foi suspenso, por uma liminar, por denúncias de irregularidades.
Bibliografia
Temporária na rede estadual há 20 anos, a professora Ivete Ribeiro lamenta o pouco tempo para o estudo da bibliografia, que foi divulgada no dia 4 de novembro pela Secretaria de Estado da Educação. Ela leciona para o segundo ano de educação básica 1. "Temos pouco tempo, até a data da prova, para estudar mais de 15 livros. É muito difícil conciliarmos o trabalho e o estudo".
Também indignada, a professora da educação básica 1 Lucília Cardoso Rei questiona a validade da prova para quem já está na rede. Ela completou 15 anos como temporária. "Se não passar na prova, o professor perde o direito à atribuição de aulas e só consegue lecionar na jornada de 12 horas, que tem salário baixo".
A bibliografia para os exames será a mesma utilizada na contratação de professores e no programa Valorização pelo Mérito, que cria um sistema de progressão salarial.
Fonte: http://www.agora.uol.com.br

0 comentários:

Postar um comentário