domingo, 27 de dezembro de 2009

2009, o ano em que se falou de Educação

Marlene Salgado de Oliveira
Há apenas quatro dias para terminar o ano podemos afirmar que a Educação esteve em alta em 2009. Vimos muitas notícias que abordaram direta ou indiretamente o tema educacional. Como educadora que sou, avalio que diariamente tivemos matérias acerca do tema. Afinal, a educação está, ou deveria estar, no princípio e no fim de tudo que realizamos.
Quando vamos ao cinema, a mensagem do filme que assistimos tem em si uma função educativa. Da mesma forma, se lemos jornais ou assistimos às novelas, estamos nos informando e aprendendo sobre novas culturas e pensamentos.
A educação está em todo lugar e devemos aproveitar as oportunidades que se apresentam para enriquecermos sempre nosso conhecimento.
Foi com esse intuito que no início do ano decidi criar minha coluna. Durante mais de 40 domingos me dispus a escrever um pouco sobre como vejo a educação e as questões da nossa sociedade sob o olhar do educador.
Falamos de tudo um pouco. Era Digital, cuidados com a saúde, Terceira Idade, vandalismo e trote escolar foram alguns dos temas que abordamos. O Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, também foi um tema recorrente em nossa coluna.
Talvez este tenha sido o principal fato da área nesse ano. O Enem mobilizou educadores e opinião pública. O exame dividiu opiniões, mas teve o mérito de propor uma reflexão e um movimento de mudança nos processos seletivos.
O vergonhoso desfecho com o vazamento da prova acabou trazendo à tona aquilo que boa parte dos educadores falou quando sua nova fórmula foi apresentada: a pressa é inimiga da perfeição. Sua boa proposta devia ter sido debatida pela classe educadora e melhor trabalhada antes de ser posta em prática.
Agora devemos aprender a lição e procurar, juntos, fazer o melhor pela educação brasileira.
Em 2009 tive oportunidade de conhecer ótimas iniciativas que vem ao encontro dessa melhora. Pude verificar que quando cada um trabalha isoladamente por um bem comum, quando juntos todos farão a diferença.
Vimos que a conscientização do combate à dengue nos trouxe ótimos resultados. Descobrimos que a ação solidária das pessoas fez surgir dezenas de bibliotecas comunitárias pelo estado. Percebemos que os portadores de necessidades especiais já contam com um maior apoio da sociedade.
No final podemos afirmar que, diferente de qualquer previsão pessimista, 2009 foi um grande ano. Em 2010 estarei aqui, sempre pronta a dar o meu recado, o recado de uma professora.

Feliz Ano Novo!
A professora Marlene Salgado de Oliveira é mestre em Educação pela UFF, doutoranda em Educação pela UNED (Espanha) e membro de diversas organizações nacionais e internacionais.
recadodaprofessora@jornalsg.com.br
fonte: http://www.osaogoncalo.com.br

0 comentários:

Postar um comentário