sábado, 7 de novembro de 2009

Tire suas dúvidas sobre a prova do Enade, que acontece no domingo

Fernanda Calgaro
Clipping Educacional - Do G1, em São Paulo
Exame será aplicado a partir das 13h.
Candidato que faltar ficará sem o diploma.
As provas serão aplicadas neste domingo (8), a partir das 13h (horário de Brasília) em 997 municípios brasileiros. No total, são esperados 1.103.173 estudantes: 681.206 ingressantes e 421.967 concluintes.
Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC), o Enade é usado como um dos indicadores de qualidade do curso. Ele integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que leva em conta ainda a avaliação institucional e dos cursos de graduação.

Tire abaixo as suas dúvidas sobre o exame:
Polícia Federal descarta vazamento do Enade na Paraíba MPF descarta vazamento do Enade, mas pede que MEC melhore segurança Polícia Federal na Paraíba investiga suposto vazamento de prova do Enade MPF vai investigar se o sigilo do Enade foi quebrado Somente seis cursos de particulares têm notas máximas no Enade Só 47 dos mais de 7 mil cursos avaliados no Enade são considerados 'top' Confira os melhores e piores cursos no Enade 2008 USP decide permanecer fora do Enade
--------------------------------------------------------------------------------
1 - Quem precisa fazer o Enade neste ano?
A prova é obrigatória para todos os estudantes ingressantes e os concluintes das áreas que serão avaliadas. Os ingressantes são aqueles que tiverem feito entre 7% e 22% da grade curricular até 1º de agosto. Não importa se o estudante está no primeiro ou no segundo ano do curso. São considerados concluintes os que tiverem feito 80% da grade até essa data.
2 - Quais áreas serão avaliadas?
Estão convocados alunos dos cursos de administração, arquivologia, biblioteconomia, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, estatística, música, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo, teatro e turismo. Também serão avaliados os cursos superiores de tecnologia em design de moda, gastronomia, gestão de recursos humanos, gestão de turismo, gestão financeira, marketing e processos gerenciais.
3 - E se o estudante não fizer a prova?
Ele não receberá o diploma. A emissão do documento depende da presença no Enade.
4 - Há alunos que estão dispensados do Enade 2009?
Estão dispensados os estudantes que tiverem colado grau até o dia 31 de agosto ou que, no dia da prova, estiverem estudando fora do Brasil numa instituição conveniada com o seu curso, além dos alunos de instituições que não participam do Enade, como a Universidade de São Paulo (USP).
5 - De que maneira o estudante pode checar se precisa fazer a prova?
É preciso acessar o site http://www.inep.gov.br ou pelo ligar para o telefone do programa Fala Brasil (0800-616161).
6 - Como há estudantes do ano passado que não fizeram o Enade e mesmo assim conseguiram o diploma?
Até o ano passado, apenas uma parte dos ingressantes e concluintes era convocada por meio de sorteio. A regra mudou neste ano.
7 - É possível mudar o local de prova?
O Inep não permite a alteração do local de prova. Consulte aqui onde fará o exame.
8 - O que levar no dia da prova?
Caneta esferográfica de tinta preta, documento de identidade com foto e o questionário socioeconômico respondido, que o candidato deverá ter recebido com o Cartão de Informação do Estudante, enviado pelo MEC. O preenchimento do questionário não é obrigatório e não haverá problema se o candidato não entregá-lo.
9 - E se candidato não tiver recebido o Cartão de Informação do Estudante? Para que ele serve?
O cartão informa o local onde o candidato fará a prova. No entanto, essa informação pode obtida no site http://www.inep.gov.br ou pelo telefone do programa Fala Brasil (0800-616161). No lugar do cartão, ele deve levar um documento de identificação com fotografia.
10 - Que horas o exame começa? Qual o horário recomendado para chegar ao local de prova?
A prova começa a ser aplicada às 13h (horário de Brasília). A orientação é chegar às 12h15 para ter tempo de localizar a sala e assinar a lista de presença. Não vai ser permitida a entrada de retardatários.
11 – Quanto tempo dura a prova? Existe tempo mínimo para ficar na sala de prova?
A duração é de quatro horas. Em 2008, o estudante deveria ficar pelo menos uma hora e meia na sala de prova. Neste ano, porém, a informação não consta do manual do candidato.
12 - Ingressantes e concluintes fazem a mesma prova?
Será aplicada uma prova única. A ideia é justamente poder comparar o quanto a instituição agregou ao candidato em relação às competências e habilidades, além dos conhecimentos na formação. A análise dos resultados serve como orientação para as instituições avaliarem se o curso precisa de ajustes ou revisões curriculares.
13 - Qual é o formato da prova?
A prova tem 40 questões no total: 10 são de formação geral e 30 de formação específica da área. As duas partes têm questões discursivas e de múltipla escolha.
14 - Qual é o peso das partes da prova?
A parte de formação geral corresponde a 25% da nota e a parte específica, a 75%.
15 – E se o estudante estiver matriculado em mais de um curso que será avaliado?
Ele deverá optar por uma das provas. Depois que fizer o exame, ele precisará mandar uma correspondência ao Inep informando os cursos que frequenta. O Inep, então, deverá emitir uma declaração de presença para que o estudante apresente à coordenação do curso que ele deixou de fazer a prova.
16 - O que acontece se a prova for deixada em branco?
O estudante não será prejudicado. Somente a presença é obrigatória. O resultado não constará do seu histórico porque o exame serve para avaliar o curso e não o aluno.
17 - Quando os resultados serão enviados para as instituições de ensino?
No dia 8 de dezembro, o Inep deve enviar a relação de estudantes em situação regular no Enade 2009 para que as instituições liberem o histórico escolar.
18 – Quando as notas de cada estudante serão divulgadas?
O resultado do exame deve sair dentro de cerca de seis meses. A nota individual poderá ser acessada pela internet.
19 - E se o estudante faltar à prova? Ele poderá justificar?
Quem não fizer a prova terá o diploma retido. Ainda não foram divulgados os procedimentos para justificar a falta. Em anos anteriores, havia um prazo para enviar as justificativas, que eram avaliadas por uma banca.
20 - Como ele poderá regularizar a sua situação junto ao Enade?
O estudante precisará aguardar nova edição do Enade para o seu curso e fazer a prova. O Enade é realizado a cada três anos para cada área.
fonte:http://g1.globo.com

Um comentário:

  1. Parabéns... seu blog possue muitas informações importantíssimas!!!Obrigada

    ResponderExcluir