terça-feira, 3 de novembro de 2009

Lugares de Memória

Juliana Moura Gutierrez
Convidada a refletir sobre Porto Feliz em seu 212º Aniversário de Emancipação Político-Administrativa, tenho o privilégio de estar diante de uma cidade histórica, a minha terra, minha querida “Terra das Monções”.
Olhar para 316 anos de história, desde a sua fundação em 1693, e poder encontrar os sinais históricos que ela apresenta, é um privilégio. A série de datas, fatos históricos, conceitos e acontecimentos do passado nos oportunizam lembrar importantes momentos de nossa história. Quantos lugares, quantas memórias, quantas histórias!!!
Porto feliz, hoje com 46.054 mil habitantes (Censo de 2007), é uma cidade em crescimento. Tem como diferencial sua história escrita de maneira significativa na história do nosso Estado, bem como na história do Brasil. Uma História que muito me orgulha, e que com o tempo se perpetua e se renova.
O passado histórico de uma cidade está fixado em um determinado período de tempo. Em Porto Feliz temos que destacar a importância do período Monçoeiros, com suas expedições de comércio, que partiam do Porto de Araritaguaba para as minas de ouro no interior do Brasil, marcaram um importante ciclo econômico que fez com que Porto Feliz se desenvolvesse. Depois, o ciclo do açúcar, com. a construção do primeiro Engenho Central da província de São Paulo em 1878, também é um período que se destaca na história da nossa cidade. A partir da década de 1950 ocorre um resgate da nossa história, com a criação da "Semana das Monções" no ano de 1952, e a criação do Museu das Monções na década de 1960, as datas e fatos históricos são novamente marcados contemporaneamente.
Hoje a Semana das Monções é uma tradição, concretizada anualmente há mais de cinco décadas, ela contribui de forma indelével para a constituição e formação da memória entre os moradores de Porto Feliz, pois é neste momento que os moradores mais recentes, as crianças, os jovens, moradores mais antigos, visitantes, enfim uma grande parte da população entra em contato com a história e pode observar os marcos históricos cristalizados em monumentos, lugares tombados, casarões antigos, entre outros. Portanto, a tradição, em se reviver a história local, é fortalecida pelos espaços públicos existentes na nossa cidade, que se apóia na história, encontrando nos marcos do passado e nos vários “lugares de memória” a base para ser transmitida para as gerações futuras que participam, pesquisam e estudam a própria história.
Em Porto Feliz existem vários espaços públicos, que revelam a história do município e a memória dos grupos que contribuíram para a construção de cada época. São patrimônios históricos que permitem que a memória coletiva desses grupos seja revisitada, pelos moradores e visitantes.
Caminhar por suas ruas, passear por seus bairros, ou apenas observar os monumentos históricos, as praças, entre outros é se deparar com diversos lugares que permitem a nós moradores relembrar algo do nosso passado e do passado da nossa cidade.
Sem a imagem espacial é difícil voltar-se para o passado, pois estes lugares “especiais” permitem que a história possa ser revisitada; diante do Parque das Monções é impossível não observar o marco vivo da história, o rio, a natureza viva, são lugares importantíssimos para que a memória social coletiva mantenha-se, e possa ser transformada a cada nova geração.
Os marcos da formação da cidade de Porto Feliz permitem que a gerações mais recentes entrem em contato, conheçam o seu próprio passado e o passado da sua cidade. A importância em conhecer o passado está em contribuir para a formação de gerações conscientes de seu papel como cidadão e indivíduos melhores.
Estes vários “lugares de memória” do povo de Porto Feliz, que estão localizados em vários pontos da cidade, demonstram para os atuais moradores, como era a vida das gerações passadas, as suas relações sociais, as correntes de pensamento, entre outras coisas; e para o antigos moradores, representam as lembranças vivas de avós, pais, amigos, entre outros.
Nesta 54º “Semana das Monções” comemorativa ao aniversário de nossa cidade sugiro que cada um de nós procure reviver essa magnífica história, conhecê-la e ajudar a preservá-la. Ela está aí, pelas ruas, em cada esquina, em cada calçada, enfim... Vamos aproveitar o aniversário da cidade e praticar a nossa cidadania. Visitar o nosso passado: no Parque das Monções, no Museu das Monções, no Bar e Restaurante do Beline (Casa da Alfândega), na Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens, no Largo da Penha, na Estação das Artes, na Biblioteca Municipal, na Casa da Cultura, no Engenho Central, entre os mais conhecidos. Podemos encontrá-lo também nos logradouros comerciais, nas ruas do condomínio residencial Portal dos Bandeirantes, no bairro Nova Bandeirante, com nomes de ruas com a temática bandeirante, no nome dos bairros Jardim Araritaguaba, Jardim Bandeirantes e Jardim Borba Gato, nos nomes das avenidas do Distrito industrial de Porto Feliz, entre outros como o Recanto Monções, e Recreio dos Bandeirantes que são bairros de chácaras. Não podemos esquecer da Fazenda Capoava e o que restou da Fazenda Engenho D’Água. Vamos saborear a nossa comida típica, a Cearense, patrimônio cultural e gastronômico de Porto Feliz... Entre tantas escolhas que podemos fazer!
Para encerrar deixo registrado aqui o meu especial Parabéns a Porto Feliz!!! Que Deus abençoe nossa querida Terra das Monções!!!

Juliana Moura Gutierrez – Formada em Ciências Sociais pela Unicamp. Atua como professora e pesquisadora. Atualmente é Professora Coordenadora da EE “Cel. Eugênio Euclydes Pereira da Motta” em Porto Feliz.

0 comentários:

Postar um comentário