sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Paulo Renato vive a rotina de um dia na escola

Clipping Educacional - Da Educação
No Dia dos Professores, o secretário passou a tarde na Escola Estadual Romeu de Moraes, onde almoçou com educadores e dividiu experiências da vida estudantil com alunos da unidade
Nesta quinta-feira (15), data em que se comemora o Dia dos Professores, o secretário de Estado da Educação, Paulo Renato Souza, fez uma visita surpresa à Escola Estadual Romeu de Moraes, na capital. Ele almoçou com os docentes e participou de atividades com os estudantes durante toda à tarde. “Essa é uma escola que reflete o espírito de equipe da rede, com professores e diretores comprometidos com o saber e focados nos resultados efetivos dos alunos no vestibular”, constatou o secretário ao percorrer os corredores da unidade.
Os professores e a diretoria da Escola Estadual Romeu de Moraes não esperavam a visita. “É muito gratificante receber o secretário em nossa escola e inserir essa figura tão importante para a educação nacional em nosso cotidiano”, afirmou a diretora da unidade, Rosangela Valim.
No almoço, organizado pela equipe da escola, Paulo Renato, teve um momento de descontração com os professores. O bate-papo incluiu a discussão de políticas públicas para melhoria do ensino, os projetos do governo do Estado para valorização dos profissionais da educação e temas específicos da unidade, como o avanço no Idesp (Índice de Desenvolvimento de São Paulo). O cardápio preparado pessoalmente pelo professor-coordenador, Francisco dos Santos Cardoso, teve estrogonofe de carne, salada, pavê, pudim e bolo.
A escola com 1.030 alunos, localizada na região Centro-Oeste da Capital Paulista, foi uma das unidades da rede a comemorar a aprovação de três estudantes em vestibulares de universidades públicas. “Isso é fruto de um trabalho de toda a equipe que procura elevar a autoestima dos alunos e colocá-los em condições idênticas aos alunos da rede privada. Melhoramos no Idesp e temos um time de educadores do Ensino Médio muito integrado”, destacou Rosangela.
Rodeado por alunos, Paulo Renato Souza contou histórias de seu tempo de escola e acompanhou a homenagem dos estudantes aos professores. O secretário ainda conheceu o grêmio estudantil, que é atuante no local. “Nós organizamos eventos culturais, gincanas, jogos. Fazer parte do grêmio me ajudou a criar responsabilidade. É uma escola onde dá gosto estudar”, ressaltou a presidente da entidade, Bianca Ligiero.
As crianças da 5ª série ficaram animadas com a presença do secretário e aproveitaram a oportunidade para falar sobre o Programa Cultura é Currículo, que leva estudantes a pontos culturais de todo o Estado. Eles já visitaram um parque de diversões e um centro cultural neste ano e agora pedem para ir a teatros e ao cinema.
Profissionais valorizados
Durante a visita, o secretário pôde ouvir a opinião de docentes sobre o Programa Valorização por Mérito, iniciativa pioneira da Secretaria de Educação para alterar o sistema de remuneração. Por meio deste programa, os profissionais podem quadruplicar o salário, desde que cumpram as regras e tenham as notas mínimas em avaliações.
A supervisora da Escola Estadual Romeu de Moraes, Amélia Marques da Silva, acha que o projeto é um grande incentivo para a categoria. “O Estado está investindo nas escolas e nos profissionais e isso é fundamental para o resgate de valores como respeito e confiança em sala de aula”, afirmou ela.
Para Denise Ribeiro Rezende, professora de Ciências e vice-diretora da unidade, a presença do secretário nas escolas é importante para debater questões pedagógicas e de infraestrutura. “Quando temos a chance de conversar com o Paulo Renato, vemos que ele acredita no projeto da rede estadual. As mudanças que ele vem fazendo na política de bonificação ajudam cada escola a buscar o melhor resultado dentro das possibilidades que elas têm”, disse a docente.

0 comentários:

Postar um comentário