domingo, 11 de outubro de 2009

Fuvest 2010 inicia provas específicas neste domingo

Clipping Educacional - Da Redação Em São Paulo
As primeiras provas do vestibular da Fuvest 2010 serão realizadas a partir deste domingo (11). Os exames são de habilidades específicas para candidatos aos cursos de música e de artes plásticas.
A prova específica da carreira de artes plásticas, para 641 vestibulandos, ocorrerá no domingo em dois períodos. No primeiro (de 8h às 12h), os candidatos farão um exame escrito com base no programa publicado no manual do candidato.
No segundo (de 14h às 18h), serão submetidos a uma prova prática. Os portões dos prédios da engenharia civil e do biênio da Escola Politécnica (Travessa 2 da av. Prof. Almeida Prado na Cidade Universitária) serão abertos às 7h40min.
Os 611 candidatos que se inscreveram em música (São Paulo e Ribeirão Preto) farão no domingo uma prova teórica das 14h às 18h. Nesse dia serão informados a respeito do calendário da prova prática que se realizará de 12 a 16 de outubro.
Em São Paulo, as provas serão realizadas na Escola de Comunicações e Artes, av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, na Cidade Universitária. Em Ribeirão Preto, os candidatos farão prova no Departamento de Música, localizado no av. Bandeirantes, 3900, no campus da USP Ribeirão. O ingresso nas salas será permitido das 13h40 às 13h55. Outras informações podem ser obtidas nos seguintes sites: http://www.cmu.eca.usp.br/vestibular e
http://www.musica.pcarp.usp.br.
No dia 6 de novembro serão divulgadas as listas de aprovados.
Fuvest descarta uso do Enem
A USP (Universidade de São Paulo) divulgou nota informando que a Fuvest não vai utilizar a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009 no vestibular.
A data do Enem foi alterada para os dias 5 e 6 de dezembro, após vazamento do conteúdo da prova prevista para 3 e 4 de outubro. Segundo a Fuvest, o novo calendário inviabiliza, "lamentavelmente", a utilização das notas no processo seletivo, "por razões operacionais".
Com isso, a nota da primeira fase da Fuvest será exatamente o número de pontos que o candidato obtiver na avaliação do dia 22 de novembro. Antes, o Enem 2009 poderia ser utilizado na primeira fase do vestibular, valendo até 20% do total de pontos nessa fase.
Bônus
Para os candidatos que optaram pelo Inclusp (Programa de Inclusão Social da USP), "o cálculo do bônus correspondente à nota do Enem será, excepcionalmente, feito com base no desempenho do candidato no exame da primeira fase da Fuvest", afirma a nota da assessoria de imprensa da USP.
Com o Enem 2009, esses candidatos poderiam ter até 6% mais pontos nas duas fases do processo seletivo. Além do bônus pelo Enem, o Inclusp dá 3% de para estudantes oriundos de escolas públicas e até 3% para quem faz a prova do Pasusp (Programa de Avaliação Seriada).
Calendário
O calendário e as demais regras do edital do vestibular 2010 continuam válidos. Ao todo, 128.144 candidatos são esperados no processo seletivo. que seleciona ingressantes para a USP, para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa e para a Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Estão em disputa 10.797 vagas.
Veja as datas das provas e divulgação de listas.
 16/11/2009 - divulgação dos locais de prova da primeira fase.
 22/11/2009 - 1ª fase da Fuvest, com 90 testes de múltipla escolha. O vestibulando terá cinco horas para resolver as questões.
 14/12/2009 - lista de aprovados na primeira fase.
 3/1/2010 - 2ª fase da Fuvest, prova dissertativa de português (dez questões) e redação. Atenção: os candidatos convocados para a segunda fase deverão entregar, no primeiro dia de exame, uma foto 3x4, recente. O tempo de prova é de quatro horas.
 4/1/2010 - 2ª fase da Fuvest, com prova dissertativa (20 questões) das disciplinas história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês. Cada questão poderá abranger conhecimentos de mais de uma disciplina. O candidato tem quatro horas para acabar a prova.
 5/1/2010 - 2ª fase da Fuvest, com 12 questões de duas ou três disciplinas específicas (seis ou quatro de cada), de acordo com a carreira escolhida. A duração do exame é de quatro horas.
Na segunda fase, todo o candidato responderá a um total de 42 questões e elaborará uma Redação, independentemente da carreira escolhida (exceção para os candidatos inscritos nas duas carreiras da Polícia Militar).
Mudanças na Fuvest 2010
No novo formato, a Fuvest 2010 manterá a primeira fase com 90 questões - mas as provas da segunda fase foram alteradas.
A primeira fase também passou a ser eliminatória - ou seja, a nota não conta mais no final do processo seletivo para classificar os estudantes. Apenas elimina quem não tiver desempenho suficiente para chegar à etapa final.
A segunda fase do vestibular vai avaliar todas as matérias do ensino médio. Até a Fuvest 2009, só disciplinas relacionadas ao curso pretendido eram alvo de exames.
Fonte:http://vestibular.uol.com.br

0 comentários:

Postar um comentário