quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Eficácia dos cursos de pedagogia divide professores

Clipping Educacional - CGC Educação (19.10.2009)
Segundo O Estado de São Paulo, 51% dos professores consideram que os currículos não contemplam todas as competências necessárias para o exercício da profissão
Os professores estão divididos sobre a eficácia dos cursos de Pedagogia na formação docente, revela uma pesquisa realizada pela Fundação SM e pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI).
Segundo reportagem de O Estado de São Paulo, 51% dos professores da educação básica consideram que os currículos não contemplam todas as competências necessárias para o exercício da profissão. Já 57% afirmam que a universidade tem bom equilíbrio entre teoria e prática e 70%disseram que os cursos de formação ensinam os problemas atuais da educação brasileira.
Foram entrevistados 3.512 professores em todos os Estados, sendo mais de 90% das escolas públicas, com mais de dez anos na carreira.
A coordenadora da pesquisa, Gisela Wajskop, diretora do Instituto Singularidades, disse à repórter Simone Iwasso que os professores querem outro tipo de formação. "É a primeira vez que os professores foram ouvidos e eles mostram que precisamos mudar a formação. Os professores intuem que poderiam ter tido outro tipo de formação", afirmou.
De acordo com o jornal, o resultado da pesquisa é semelhante aos resultados do último Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), do Ministério da Educação (MEC), que mostram que 75% dos futuros professores do País se formam em cursos de boa qualidade.

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