segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Com 30 mil alunos, Londrina começa a implantar ensino integral para 270

Com 30 mil alunos, Londrina começa a implantar ensino integral para 270
Prefeito havia anunciado que medida atingiria a todos até o final deste ano.
Faltam dados sobre custo e quantidade necessária de docentes a mais.
Clipping Educacional -Do G1, em São Paulo, com informações do Portal RPC*
Câmara aprova exigência de curso superior para professor de ensino básico Em 16 estados, salário de professores do ensino básico é inferior à média nacional Câmara debate projeto que pretende legalizar ensino domiciliar no país Chip eletrônico vai monitorar alunos da rede estadual de ensino
O ensino integral será realidade para 270 crianças da rede municipal de Londrina (PR), a partir do início de 2010. Embora o prefeito Barbosa Neto (PDT) tenha anunciado que colocaria cinco mil crianças no ensino integral até final deste ano, o processo de implantação será gradativo. A rede municipal tem mais de 30 mil alunos, mas o processo começa a ser implantado pela Escola Municipal José Gasparini, no Conjunto Farid Libos (zona norte).
“Sou bem pé no chão. Vamos começar com a José Gasparini e até o final do ano implantaremos em sete escolas”, afirma a coordenadora de área de modalidades diferenciadas da Secretaria Municipal de Educação, Elizabete Zamparo.
A Secretaria de Educação ainda trabalha no levantamento das realidades que mais necessitam de ensino integral (as que têm mais crianças em situação de risco) e no levantamento das condições dos prédios das escolas inseridas nessas realidades para verificar se é possível acolher as crianças durante o dia todo. Faltam ainda dados sobre quantos professores e funcionários a mais serão necessários e sobre quanto custará a implantação e manutenção do ensino integral. Pais e professores ainda não conhecem bem o projeto. As três escolas cogitadas para iniciar o processo precisam de reformas. Ainda não há dados também sobre os custos do ensino integral.
Esses são alguns dos pontos que justificam a posição da coordenadora Elizabete Zamparo. Ela afirma que apenas na Escola Municipal José Gasparini o ensino integral já estará implantado no início do ano letivo. Nas escolas Moacir Teixeira, no Conjunto Maria Cecília, zona norte e Bento Munhoz da Rocha Neto, no distrito Lerroville, embora já estejam comunicando os pais que no próximo ano o ensino será integral, a modalidade só será implantada no decorrer de 2010.
“Temos que começar com qualidade, com uma sala para cada atividade complementar, um professor para cada uma dessas atividades, com material de apoio, estrutura física adequada.”
A quantidade de professores e funcionários necessários, segundo Elizabete, ainda depende da confirmação dos pais no ato da matrícula. Na escola de Lerroville, por exemplo, será opcional, pois não há outra escola municipal para os pais que não quiserem o filho no ensino integral.
Quanto ao material de apoio, a coordenadora da Secretaria de Educação diz que ainda não foram adquiridos. “Estamos em processo licitatório.”
A Escola Municipal José Gasparini atende bairros pobres, a maioria dos alunos é do Jardim Felicidade. As crianças ficam na rua, segundo a diretora Tânia Machado, e na “escola serão cuidadas, terão cinco refeições e atividades que as ajudarão a acreditar que podem ser aplaudidas por desenvolver seu potencial e não por ações de valentia.”
Prédio terá reforma completa
A Escola Municipal José Gasparini começou atendendo 90 crianças do pré à 1ª série. Em 2009, ampliou o atendimento para 107 alunos, incluindo a 2ª série. Com o projeto pedagógico amadurecido, a escola passará por uma reforma para atender os 270 alunos em ensino integral.
Construído em 1997, o prédio nunca passou por uma reforma, segundo a diretora Tânia Machado e foi interditado com o temporal de 18 de outubro. “Agora está prevista a reforma completa do prédio. Cobertura de parte do pátio, instalação de brinquedoteca, parque infantil”, afirma.
(* Com informações do Jornal de Londrina)
fonte:http://g1.globo.com

0 comentários:

Postar um comentário