terça-feira, 13 de outubro de 2009

Após descartar Enem, USP quer compensar aluno de escola

Clipping Educacional - Redação Terra
A Universidade de São Paulo (USP) pretende criar uma maneira de compensar os alunos de escola pública pela ausência do Enem no vestibular da Fuvest. Segundo informações do jornal Folha de S.Paulo, a instituição pretende dar ao candidato a mesma chance de obter o bônus de 6% que ele teria se fizesse o exame.
O exame nacional do ensino médio poderia acrescentar até 6% à nota final do candidato, dependendo de seu desempenho. A universidade havia decidido manter o bônus, mas ele seria calculado com base em uma prova mais difícil que o Enem: a nota da primeira fase do vestibular.
Segundo Mauro Bertotti, coordenador do grupo de trabalho que discute o vestibular, haverá uma fórmula para corrigir essa diferença e fazer com que o bônus seja o mesmo que o Enem daria. No vestibular do ano passado, o Enem ajudou em média 3% na nota.
O grupo, coordenado por Bertotti, ligado à pró-reitoria de graduação irá se reunir nesta quinta-feira, para definir o modo como essa compensação ocorrerá.
A Fundação Universitária para o Vestibular, Fuvest, responsável pelo vestibular da Universidade de São Paulo (USP), decidiu na última quarta-feira que não irá utilizar a nota Enem no vestibular 2010. Segundo informações da instituição, a realização do exame em 05 e 06 de dezembro inviabiliza a utilização de seus resultados do Enem no Vestibular USP/Fuvest 2010, por razões operacionais.
ProvaOs locais de prova da primeira fase serão divulgados no dia 16 de novembro. Acesse aqui o Manual do Candidato Fuvest 2010.
O exame acontecerá no dia 22 de novembro. No dia 14 de dezembro será feita a divulgação da lista de convocados e dos locais de exames da segunda fase que serão realizados de 3 a 5 de janeiro de 2010.A divulgação da primeira chamada será feita no dia 4 de fevereiro com matrícula nos dias 8 e 9 de fevereiro.
Cancelamento EnemO Ministério da Educação cancelou na madrugada da última quinta-feira (30) a realização do Enem, que seria aplicado no último final de semana, 3 e 4 de outubro, para mais de 4 milhões de pessoas em todo o País. O cancelamento teria ocorrido em virtude do vazamento da prova. As provas seriam aplicadas em 113.857 salas de 10.385 escolas do País.
As suspeitas de fraude ocorreram após um homem ter telefonado para o jornal O Estado de S. Paulo informando que tinha em mãos duas das provas que seriam aplicadas no sábado pelo Ministério da Educação. Nas provas do exame de ensino médio havia questões com o poema Canção do Exílio, de Gonçalves Dias, uma tirinha da personagem argentina Mafalda e um exercício sobre índices de desmatamento na Amazônia.
fonte:http://noticias.terra.com.br

0 comentários:

Postar um comentário