sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Surdos querem escola própria para alfabetização adequada

FERNANDA BASSETTE, da Reportagem Local
RACHEL BOTELHO
Clipping Educacional -da Folha de S.Paulo
Para estimular os surdos a assumir sua condição e para combater a discriminação, surgiu nos Estados Unidos, no começo da década de 1990, um movimento conhecido como Orgulho Surdo. Os integrantes -principalmente pessoas que falam línguas de sinais, frequentam escolas para surdos, são parentes ou intérpretes- defendem que a surdez seja encarada como uma experiência diferente, não como deficiência.
No Brasil, embora o movimento não exista oficialmente, escolas e associações de surdos reivindicam o direito de essas pessoas serem alfabetizadas primeiro em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e depois em português.
"Somente assim podemos ter pleno entendimento de um mundo que não ouvimos", afirma Paullo Vieira, presidente da Associação dos Surdos de São Paulo.
No próximo sábado, dia 26, às 12h, uma passeata sairá do Masp, em São Paulo, para divulgar as reivindicações da comunidade, como o direito de optar por uma escola para surdos. "Ainda não estamos preparados para que a inclusão seja imposta na parte educacional", diz Vieira. Na data, comemora-se o Dia do Surdo.
fonte:http://www1.folha.uol.com.br

2 comentários:

  1. Sou a favor!
    Tive um aluno surdo em minha sala e sei o que passamos juntos.

    ResponderExcluir
  2. Apoio o movimento, só nossos governantes não conseguem ver que a educação sucateada como esta não da conta nem dos que não têm necessidades especiais. Há que se ter profissionais diferenciados para tratar os casos especiais. A tal da inclusão como esta desenhada se tornou um instrumento de desrrespeito aos portadores de necessidades especiais. Eles estarão constrangidos diante de uma turma dita "comum".
    Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir