terça-feira, 29 de setembro de 2009

Sistema de seleção unificada do Enem terá cinco rodadas

PATRÍCIA GOMES
da Folha de S.Paulo
Inep estuda realocar candidatos que farão o Enem longe de casa
O Inep informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que considera a possibilidade de alterar o local de prova de candidatos que vão fazer o Enem longe de casa.
O órgão admitiu que pode ter havido problemas pontuais na alocação dos alunos dentro da cidade, mas nega que candidatos tenham sido mandados a outros municípios fazer o exame. Nesses casos, afirma o Inep, o erro deve ter sido do aluno no ato da inscrição.
Até o fechamento desta edição, o Inep ainda não havia definido quando divulgaria sua decisão sobre a realocação dos candidatos, mas a resposta deve sair em breve, já que apenas quatro dias separam os 4.576.126 inscritos das provas.
O Inep disponibiliza o telefone 0800-616161 para tirar dúvidas. As novidades sobre o caso poderão ser conferidas no blog do Fovest.
Reta final
Remodelado neste ano, o Enem acontece no próximo fim de semana, contendo 180 questões, 90 em cada dia.
No sábado (3), serão 45 questões de ciências da natureza --com química, física e biologia-- e 45 de ciências humanas --com história, geografia e sociologia.
No segundo dia, o exame será mais longo, porque além das 45 questões de linguagens e das 45 de matemática, é também o dia da redação. A prova de linguagens engloba as disciplinas de português, literatura, artes, educação física e comunicação.
O candidato só poderá deixar o local de prova, em ambos os dias, às 15h. Para levar o caderno de questões para casa, o aluno deverá ficar até as 17h. O gabarito dos dois dias de exame sai no domingo após as 18h30.
Mesmo com o gabarito em mãos, a nota da parte objetiva não será um simples somatório. Isso porque, a partir desta edição, o Enem passa a adotar a TRI (Teoria de Resposta ao Item), um mecanismo "antichute" que dá pesos diferentes às questões conforme o seu nível de dificuldade --fáceis, intermediárias e difíceis.
O Inep prevê que o boletim de desempenho seja entregue na casa dos candidatos na segunda quinzena de janeiro.
Luiza Rodrigues, 17, já viveu essa sensação de espera duas vezes: ela faz o Enem desde o primeiro ano do ensino médio. Luiza, que presta para direito, vai usar o exame nos vestibulares de FMU, Mackenzie e USP.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br

0 comentários:

Postar um comentário