quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Inep analisará situação dos candidatos que mandarem e-mail até as 12h de quinta

Clipping Educacional - Do G1, em São Paulo
Candidatos reclamam que terão de fazer o Enem em locais distantes. Exame será realizado na tarde dos próximos sábado e domingo.
O candidato escalado para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) muito longe de casa e que precisar mudar o local de prova deve mandar e-mail para o Ministério da Educação (MEC) até as 12h desta quinta-feira (1º).
As mensagens recebidas depois desse prazo não serão consideradas por falta de tempo hábil para fazer qualquer mudança.
A informação foi dada nesta terça-feira (29) por Heliton Tavares, diretor de avaliação Básica do Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais (Inep), órgão do MEC que aplica a prova. Ele participou de um chat com os internautas do G1.
Em resposta a um estudante de Teresina (PI) que precisará se deslocar 517 km de distância até São Raimundo Nonato (PI), Tavares disse que os problemas detectados “foram eventos bem pontuais e fruto de pequenos descuidos na hora de selecionar o local da prova”.
“Muita gente errou, selecionando a cidade que estava imediatamente antes na relação apresentada. Mas o Inep está tentando, na medida do possível, resolver esses problemas. O canal para isso é o faleconosco@inep.gov.br. Havendo locais próximos, o Inep vai tentar fazer a realocação dos candidatos. Para isso, precisamos de tempo. Os candidatos deverão enviar um email até o meio-dia de quinta-feira”, afirmou o diretor do Inep.
Sobre o fim da mania de decoreba, ele afirmou que o Enem “traz várias inovações”.
“Uma das grandes características é a capacidade interpretativa do problema apresentado. Em suma, não nos interessa que o aluno decore uma fórmula ou algo muito específico e não lembre depois de um mês. O que interessa é usar a informação e resolver os problemas propostos.”
Tavares disse ainda que o Enem foi reestruturado para ficar muito mais próximo das escolas e daquilo que os vestibulares estão pedindo. “O Enem não tem só por objetivo a seleção, mas a certificação. Isso faz com que o Enem não tenha só questões difíceis. Teremos questões intermediárias e outras bem mais fáceis.”
Sobre a redação, Tavares disse que não poderia adiantar nada sobre o tema nem que o tempo será curto demais. “Existe uma infinidade de possíveis temas. E o tempo que o Inep tem planejado é o de uma hora. Isso já foi discutido e não vai haver problemas.” Ele ressaltou ainda que serão aceitas tanto as regras ortográficas antigas quanto as novas.
Dia da prova
No dia da prova, o candidato deve levar o essencial para fazer a avaliação, ou seja, lápis, borracha e caneta. Não deve levar outros materiais que não esse, como: livros, celulares, canetas eletrônicas, etc.
“É fundamental também que os candidatos chequem seus locais de prova e chegar com certa antecedência. Os portões serão abertos às 12h e serão fechados às 12h55. As pessoas devem se programar para chegar com uma boa antecedência”, afirmou Tavares.
Segundo ele, será aplicada a mesma prova com as questões organizadas de forma diferente. “Nesta edição 2009 ainda não vai ter componente de língua estrangeira. Ainda estamos definindo para a edição de 2010.”
O tempo mínimo de prova é de duas horas. Já seria um tempo muito pequeno para quem deseja realizar essa prova com muita seriedade. Para poder levar a avaliação para casa, é preciso esperar quatro horas.
O gabarito como os pdfs das provas serão disponibilizados logo depois da avaliação de domingo. “Não vamos disponibilizar no sábado.”
Correção da prova
A metodologia de teoria da resposta ao item, não é a mesma da anterior. O padrão que não se espera é alguém errar as fáceis e acertar as difíceis. Mas não haverá penalização acerca de errar questões. Ele apenas reconhece padrões.
Quem prestou Enem no modelo passado não poderá usar a nota obtida anteriormente neste novo processo. As universidades poderão dar pesos diferentes às quatro áreas avaliadas, de acordo com o curso.
Os resultados serão liberados, não só por correio, como na página do Inep, no máximo até o dia 8 de janeiro.
Inscrição para as universidades
Tavares explicou que, tão logo as notas do Enem sejam divulgadas, até o dia 8 de janeiro, irá começar o processo de inscrição. “O site do MEC irá conter todas as informações acerca desse processo. Os alunos terão uns dias para confirmar a inscrição na universidade. No total, são cinco etapas. Provavelmente, na primeira e na segunda etapas, as vagas já estarão preenchidas.”
Para saber se a nota será suficiente para ingressar em uma universidade, é preciso que o candidato acompanhe o cadastramento das vagas pelas universidades em cada uma das etapas de inscrição.
Fonte:http://g1.globo.com/

0 comentários:

Postar um comentário