terça-feira, 25 de agosto de 2009

Cartilha da Sabesp ensina educadores a economizar água

Clipping educacional - Da Agência Imprensa Oficial
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) prossegue até o fim de setembro distribuindo cartilhas sobre o uso racional da água a professores, gestores, funcionários e alunos de escolas municipais. São dois manuais, o Manual do Multiplicador é direcionado aos professores e traz informações sobre como inserir temas relacionados à água nas disciplinas de matemática, português e artes, na sala de aula. Já o Manual do Controlador é indicado à orientação do gestor da instituição. Reúne informações sobre como detectar vazamentos, medir o consumo do imóvel e trocar equipamentos comuns para economizadores, entre outras questões.
Ambos dispõem de conteúdo sobre educação ambiental e sobre o Programa de Uso Racional da Água (Pura) da Sabesp. A tiragem é de mil exemplares. As cartilhas, preparadas em parceria entre a Sabesp e a Prefeitura de São Paulo, serão entregues em 800 instituições: 750 escolas municipais e 50 prédios administrativos da Secretaria Municipal de Educação. Desse total, 29 já aderiram ao Pura e as demais estão em processo de adoção.
Água poupada – A primeira escola a receber os manuais foi a EMEE Helen Keller, localizada na Rua Pedra Azul, Aclimação.
Além da entrega das cartilhas, a Sabesp também realiza, em cada uma das unidades de ensino, serviços de pesquisa e correção de vazamentos, troca ou adequação de aparelhos hidráulicos e de treinamento aos responsáveis por disseminar as informações entre estudantes e funcionários. Pela parceria entre a companhia e o governo municipal, 2.822 imóveis ligados à Prefeitura de São Paulo irão adotar o Programa de Uso Racional da Água, cerca de 1,2 mil escolas.
Até o mês de junho, 516 estabelecimentos de ensino haviam aderido ao Pura, o que gerou uma economia de 31 milhões de litros de água por mês. O programa foi criado pela Sabesp em 1996 para promover mudanças culturais e tecnológicas visando à redução do consumo de água e para conscientizar a população no que diz respeito à escassez deste recurso natural.
Entre as suas principais atividades, estão pesquisa e correção de vazamentos, programas de educação ambiental, gestão do consumo de água via internet (telemedição) e troca de equipamentos comuns por de baixo consumo de água.
Da Agência Imprensa Oficial e da Assessoria de Imprensa da Sabesp
Fonte: http://www.imprensaoficial.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário