segunda-feira, 27 de julho de 2009

SP prevê 2,5 mil vagas para capacitar estudantes em informática

Clipping Educacional - Do G1, em São Paulo
Podem participar alunos de 16 a 21 anos do ensino médio.Estudantes receberão treinamento e farão estágio em escolas.
A prefeitura e o governo de São Paulo lançaram nesta segunda-feira (27) o programa Jovem Tec para capacitação de jovens de 16 a 21 anos na área de tecnologia da informação e comunicação. Estão previstas 2,5 mil vagas até o ano que vem para estudantes do ensino médio da rede estadual de ensino.
Os estudantes receberão capacitação de empresas parceiras do programa -Microsoft, Intel, Cisco, Telefônica, Instituto Mauá e Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo (Prodam) - e farão estágio na rede pública municipal de ensino. Durante a capacitação e estágio, os alunos selecionados receberão bolsa-auxílio de R$ 450. O estágio será feito em escolas da rede municipal de ensino. A seleção dos participantes será feita pela Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho. A previsão é de que neste ano sejam abertas 200 vagas.
s interessados podem se inscrever pelo site do programa Jovem Cidadão - www.meuprimeirotrabalho.sp.gov.br - ou na própria secretaria da escola estadual onde estudam. A seleção engloba prova escrita, com perguntas de português, matemática, informática e conhecimentos gerais, e entrevista com selecionadores. Ao fim do treinamento, os alunos terão conhecimentos sobre redes, softwares, sistemas de comunicação, montagem e manutenção de computadores e estarão habilitados para atividades de suporte técnico em informática. Uma das exigências do Jovem Tec é que o aluno estagie em local próximo à sua moradia ou à escola onde estuda. A capacitação terá carga horária total de 300 horas, distribuídas em duas etapas. Na primeira, serão ministrados conteúdos dos cursos de aluno monitor (Microsoft) e aluno técnico (Intel), com cargas horárias de 140 horas e 80 horas, respectivamente. Nessa etapa, o aluno aprende a identificar, manusear e montar as partes que compõem o computador e adquire conhecimento em instalação e configuração de sistemas operacionais. Esse período, de dois meses, terá aulas presenciais nas unidades de capacitação da Prodam. A segunda etapa acontecerá simultaneamente ao estágio. Durante a semana, o aluno permanecerá quatro dias estagiando em uma unidade de capacitação para obter os conteúdos do curso IT Essencial (Cisco), com carga horária prevista de 80 horas presenciais. Ao final do período de seis meses, entre treinamento e estágio, o jovem poderá optar por prorrogar o estágio por mais seis meses.

Um comentário: