sexta-feira, 31 de julho de 2009

Professor analisa questão do simulado do novo Enem

Do G1, com informações do Jornal Hoje
MEC divulgou, nesta quinta, 40 perguntas que seguem novo formato.Veja dicas para responder questão de ciências humanas e tecnologias.
O Ministério da Educação divulgou, nesta quinta-feira (30), 40 perguntas no formato do que será exigido dos alunos nas provas do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O professor Edevaldo Junior comenta como o aluno deve se preparar para questões de ciências humanas e suas tecnologias, uma das áreas do conhecimento pedidas na prova.
A questão discutida é a número 3. O estudante deve analisar um desenho do artista uruguaio Joaquim Torres Garcia, que mostra a América do Sul e parte da América Central de cabeça pra baixo. Para conseguir responder corretamente, o aluno precisa ter conhecimento em várias áreas.
“Essa é uma representação de 1941, como consta no enunciado da questão. E nesse momento nós já temos uma certa preocupação em romper com aquela visão usual de países ricos ao norte. Para responder à questão, o aluno tem como auxílio um fragmento do artigo do autor. Esse fragmento é muito importante, uma vez que existem algumas dicas que podem ser utilizadas para a resposta", diz Edevaldo Junior.
O professor destaca e explica ainda a importância de um trecho do enunciado. "Normalmente o resto do mundo, como é chamado pelo autor, não é representado dessa forma, ‘de cabeça para baixo’", afirma. Para responder a questão, o aluno tem que ter conhecimentos da área de história e da área cartográfica, segundo Junior.

0 comentários:

Postar um comentário