VNo programa Mais Educação, os estudantes recebem parte da formação na escola e a outra parte com a realização de atividade extraclasses
Clipping Educacional - Coletivo - DF (15.07.2009)
Um novo conceito de educação integral vem sendo proposto pelo Ministério da Educação (MEC) para escolas públicas de todo o País por meio do programa Mais Educação. Por meio dele, crianças e jovens que passam a conhecer a dança, a música e o esporte por intermédio da escola. Estão envolvidos na ação os governos municipais, estaduais e o federal, além de empresas, movimentos sociais e moradores da comunidade local.
No modelo adotado pelo Mais Educação, os estudantes recebem parte da sua formação na escola, e a outra parte é de atividade extraclasse, geralmente desenvolvida em espaços do bairro onde a escola está inserida. São atividades esportivas, culturais e de lazer. Em 2008, o programa atendeu 1.380 escolas de Ensino Fundamental. Este semestre, 4.260 escolas já estão prontas para receber os recursos do programa. No ensino médio, a meta é atender, inicialmente, 159 escolas.
Segundo o secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do MEC, André Lázaro, parceria é a palavra-chave do programa, que amplia tempo, espaços e oportunidades educacionais para alunos da educação básica pública. "A integração entre escola, família e comunidade é a base do sucesso do programa", diz.
Ainda de acordo com Lázaro, a prioridade do programa - escolas com baixo índice educacional - se traduz na oferta de educação de qualidade para todos. "O objetivo é combater a dificuldade de aprendizagem e as altas taxas de reprovação e evasão escolar dos estudantes dessas escolas", ressalta. O Ministério da Educação financia a compra de materiais, o custeio das atividades e o pagamento de monitores, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com repasse direto às escolas, pelo Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). As instituições podem ser estaduais, municipais e do Distrito Federal. O valor varia para cada uma, já que depende do número de alunos matriculados e do tipo de atividade oferecida.
Um novo conceito de educação integral vem sendo proposto pelo Ministério da Educação (MEC) para escolas públicas de todo o País por meio do programa Mais Educação. Por meio dele, crianças e jovens que passam a conhecer a dança, a música e o esporte por intermédio da escola. Estão envolvidos na ação os governos municipais, estaduais e o federal, além de empresas, movimentos sociais e moradores da comunidade local.
No modelo adotado pelo Mais Educação, os estudantes recebem parte da sua formação na escola, e a outra parte é de atividade extraclasse, geralmente desenvolvida em espaços do bairro onde a escola está inserida. São atividades esportivas, culturais e de lazer. Em 2008, o programa atendeu 1.380 escolas de Ensino Fundamental. Este semestre, 4.260 escolas já estão prontas para receber os recursos do programa. No ensino médio, a meta é atender, inicialmente, 159 escolas.
Segundo o secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do MEC, André Lázaro, parceria é a palavra-chave do programa, que amplia tempo, espaços e oportunidades educacionais para alunos da educação básica pública. "A integração entre escola, família e comunidade é a base do sucesso do programa", diz.
Ainda de acordo com Lázaro, a prioridade do programa - escolas com baixo índice educacional - se traduz na oferta de educação de qualidade para todos. "O objetivo é combater a dificuldade de aprendizagem e as altas taxas de reprovação e evasão escolar dos estudantes dessas escolas", ressalta. O Ministério da Educação financia a compra de materiais, o custeio das atividades e o pagamento de monitores, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com repasse direto às escolas, pelo Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). As instituições podem ser estaduais, municipais e do Distrito Federal. O valor varia para cada uma, já que depende do número de alunos matriculados e do tipo de atividade oferecida.
fonte:http://e-educador.com/




BOA NOITE, SOU ALUNA DA UNIVERSIDADE SÃO MARCOS, VOU FAZER UM TRABALHO PARA APRESENTAR NESTA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA (16/10) SOBRE A COORD. PEDAGÓGICA.
ResponderExcluirGOSTARIA DE CONVIDAR VOLUNTÁRIOS PARA PARTICIPAREM RESPONDENDO UM QUESTIONÁRIO COM APENAS 3 QUESTÕES. NÃO SERÃO DIVULGADOS NOME , NEM A ESCOLA QUE TRABALHAM.
OS INTERESSADOS PODEM RESPONDER E ENVIAR AS RESPOSTAS PARA MEU E-MAIL:
CANTOKAT3@YAHOO.COM
SEGUEm AS QUESTÕES:
Nome:
Escola:
Cidade:
Região da escola:
Caracterização da região e da clientela:
Tempo de atuação na rede:
Tempo de atuação na coordenação pedagógica:
Nível (séries) que atua:
1 - Como está organizada a coordenação pedagógica? Como funciona?
2 - Quais os objetivos da coordenação pedagógica?
3 - Conte algum (alguns) fato (s) interessante (s), algum (alguns) acontecimento (s), relato(s) de seu cotidiano como coordenador.
AGUARDO RESPOSTAS ATÉ QUINTA-FEIRA (15/10) À NOITE; OU ATÉ SEXTA-FEIRA DE MANHÃ.
DESDE JÁ MUITO OBRIGADA, SUA PARTICIPAÇÃO ENRIQUECERÁ IMENSAMENTE MEU TRABALHO.
KÁTIA LEITE