terça-feira, 28 de julho de 2009

Gripe suína não adia volta às aulas no Estado


Léo Arcoverde e Folha de S.Paulo
Clipping Educacional - do Agora
Mesmo com mais quatro mortes confirmadas pela gripe suína no Estado de São Paulo ontem, as aulas na rede estadual voltam nesta semana normalmente. Segundo a Secretaria de Estado da Educação, a data de volta às aulas varia de escola para escola --o recesso de 15 dias em boa parte delas terminou ontem.
No transporte, virar o rosto evita contágio
Já nas redes municipais, a situação é um pouco diferente. Em Osasco (Grande SP), por exemplo, o adiamento do reinício das aulas segue até, pelo menos, segunda-feira, quando a prefeitura resolve se libera ou não as atividades. A medida afeta mais de 60 mil alunos e é considerada preventiva, diante do risco de reunir grupos grandes de crianças em ambientes fechados. O objetivo é evitar a propagação do vírus.
No ABC não há alteração no calendário escolar. Ontem, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC decidiu que não há necessidade de interromper a volta às aulas na rede municipal. A iniciativa faz parte de um conjunto de medidas tomadas pelos secretários da Saúde para combater o avanço do vírus A (H1N1), que inclui o pedido de mais leitos no Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André (ABC), e disponibilidade de leitos no hospital Serraria, em Diadema (ABC), para tratamento de doenças respiratórias graves.
Na próxima quinta-feira, os secretários da Saúde dos sete municípios voltam a se reunir no consórcio, para avaliar a situação dos alunos das redes municipais. Na capital, a maioria dos colégios particulares retomarão as aulas na segunda-feira, assim como as escolas da rede pública. O prefeito Gilberto Kassab (DEM) afirmou ontem que, até o momento, não há recomendação para que a volta às aulas seja adiada. Nesta semana, porém, os secretários estaduais da Saúde de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul se encontrarão com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, para discutir a possibilidade de adiar o retorno às aulas.

4 comentários:

  1. mais, acabou de passa na televisão que toda parte de são paulo que adiaram volta as aulas até 17 de agosto !. obg pela atenção.

    ResponderExcluir
  2. Olha concordo que o kassab errou ja imaginou o nivel de contaminação ja que os professosees dmoram 2 minuto para entrar e um absurdo essa noticia é boa porem lamentavl por sr má mas foi otima

    ResponderExcluir
  3. Recebi infomações que escola partiulaes de ensino infantil terão que fechar por algum tempo.

    Essa informação procede?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. alguns pais estao reclamando porque nao ha aula pois nao aguentam mais os filhos em casa...hoje uma mae perguntou pra mim se eu estava usando alcool e se estava lavando bem as maos (as minhas e as do filho)e eu perguntei a senhora esta fazendo o mesmo mandou toalhinha e caneca pra uso proprio dele a resposta foi nao voces nao pediram..entao muitos nao estao tendo conciencia da gravidade e e´claro que eu nao poderia dizer a ela que na escola foi sugerido o material mas a resposta que obtivemos foi ¨NAO¨ ENTAO EU COMO PROFESSORA ESTOU TENTANDO FAZER DA MELHOR MANEIRA QUE POSSO...POR ISSO ACHO QUE AS AULAS DEVERIAM SER SUSPENSAS POR TEMPO INDERTEMINADO NEM Q TIVESSEMOS QUE REPOR MAIS VALE A SAUDE PERFEITA DO A MORTE CERTA...E MUITOS DONOS DE ESCOLAS NAO ESTAO PEWNSANDO NISSO NAO QUEREM GASTAR COM O MATERIAL DE HIGIENE E NEM DEIXAM NOS PROFESSORES SOLICITAR AOS PAIS ...TEMO PELA MINHA SAUDE,DOS MEUS FILHO E DOS MEUS ALUNOS....

    ResponderExcluir