terça-feira, 28 de julho de 2009

Gripe suína adia volta às aulas em escolas e universidades em São Paulo


Clipping Educacional - da Folha Online
Escolas das redes municipais e estaduais de São Paulo, além das três universidades paulistas --USP, Unesp e Unicamp-- decidiram adiar a volta às aulas para o dia 17 de agosto para evitar contaminações pela gripe suína --como é chamada a gripe A (H1N1). O Sieeesp (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo) também seguiu recomendação da Secretaria da Saúde e orientou a prorrogação das férias nas escolas particulares.
São Paulo é o Estado com maior número de mortos pela doença --27. Em todo o país, o número de mortes chegou a 56 nesta terça-feira. Também há registro de mortes no Rio Grande do Sul, no Paraná, no Rio de Janeiro e na Paraíba.
"Temos a esperança que com a chegada do calor, a partir de 15 de agosto, diminuam os casos de gripe", afirmou o secretário estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, ao afirmar ser este o principal motivo para a secretaria ter recomendado a suspensão ou adiamento do início das aulas.
Na maioria das escolas, a volta às aulas estava prevista para o dia 3 de agosto. A medida também atinge as Etecs (escolas técnicas) e as Fatecs (faculdades de tecnologia), mantidas pelo Centro Paula Souza.
"A decisão de indicar a ampliação das férias escolares foi tomada depois de análise das recomendações e avaliações da OMS (Organização Mundial da Saúde) a respeito da propagação do vírus entre estudantes e de recorrentes relatos sobre o aumento expressivo do número de crianças e adolescentes atendidas nos prontos-socorros paulistas devido a problemas respiratórios", informou a Secretaria da Saúde em nota.
Com o adiamento da volta às aulas, a USP também cancelou a quarta edição da Feira de Profissões, que seria realizada nos dias 4, 5 e 6 de agosto, no Memorial da América Latina.
Rede municipal
A prefeitura informou que os CEIs (Centros de Educação Infantil), que não têm recesso em julho, permanecerão abertos até sexta-feira. As aulas nas unidades serão suspensas a partir de segunda (3).
Durante o período, as atividades externas dos CEUs (centros educacionais unificados) serão mantidas, mas ficarão fechadas as salas de aula e os teatros.
Particulares
De acordo com o Sieeesp, apesar da orientação para adiar a volta às aulas, as escolas são autônomas e não são obrigadas a atender à recomendação.
"A Secretaria da Educação do Estado adotou medida semelhante e os estabelecimentos da rede pública também devem retornar apenas no dia 17 de agosto. Algumas escolas particulares já haviam retornado às aulas na última segunda-feira, o mesmo ocorrendo com as públicas. No caso da rede oficial, a Secretaria ordenou a suspensão das atividades escolares", informou o sindicato em nota.

9 comentários:

  1. NOS PODERIAMOS FICAR SEM AULAS ATE O MES DE SETEMBRO ATE LA ESSA GRIPE IRIA DIMINUIR BASTANTE.

    ResponderExcluir
  2. NAO SOU PARANOICA MAS ACREDITO Q A GRIPE H1N1 FOI FABRICADA PELO GOVERNO NRTE AMERICANO

    ResponderExcluir
  3. Fabricada ? não sabia que exitia fabricação de doênças :s. IHSIHSIAHSIAS' eori.

    ResponderExcluir
  4. As escolas que antecipem suas férias ou suspendam as aulas em função da contaminação de alunos pelo vírus Influenza (H1N1), da gripe suína, deverão repor os dias perdidos. A determinação é do Ministério da Educação (MEC) que exige que sejam cumpridos os 200 dias letivos por ano,por isso nada de ficar feliz pq nao havrá aula.

    ResponderExcluir
  5. Não vejo nada aqui para ficarmos felizes, e sim neste momento, pensar que de alguma forma estamos sendo preservados.
    Quanto a repeposição nos deparamos com dois problemas distintos e duas leis diferentes.
    Lei não se discute, cumpri-se, certo?
    Uma diz que é dever do estado e da escola garantir os 200 dias letivos e ou diz que a população não pode ser exposta a problemas de várias natureza, inclusive esta da gripe.
    Eu trabalho em uma escola de tempo integral e as mães estão revoltadas por causa do aumento do recesso, sabe o que nos dizem:
    “Eu preciso trabalhar e não tenho onde deixar meu filho”
    É este o papel da escola, vc olhar os filhos prá mãe ir trabalhar?
    Eu particularmente me sai bem com isto, estou a 2 dias de cama, com gripe, mas Deus é Pai, e não se trata da influenza.
    Nossos alunos não viajaram para o exterior ou fronteira, mas e os patrões, se vc ler nas entrelinhas a coisa está muito pior do que estão mostrando, existem muitos casos de morte dados como pneumonia sem que se tenha feito o exame que comprova o H1N1.
    Espero que exista bom censo e que as reposições não nos desgastem tanto.
    Silvana Marmo

    ResponderExcluir
  6. A gripe é um fato e esta no meio eminente no mundo público, escapar do vírus é impossível, pois se fizermos isso iremos bloquear nossa vida social. Adiar o início das aulas é uma medida que não trará resultado algum para a diminuição dos casos dessa patologia.
    É lamentável essa atitude pública!!!

    ResponderExcluir
  7. É CLARO PARA TODOS QUE TEMOS SALAS DE AULA SUPER LOTADAS...CONTA-SE ATÉ 45 ALUNOS COM PROFESSOR ISTO SOBE PARA 46 PESSOAS POR PEQUENO ESPAÇO LETIVO....SE ESTAMOS FALANDO DE SE EVITAR AGLOMERAÇÃO...O QUE DIZER?...A SUSPENSÃO É NECESSÁRIA...ESTAMOS FALANDO DE CRIANÇAS...QUEM É CONTRA MOSTRA A INSENSIBILIDADE QUE AINDA EXISTE NO SER! QUEM TIVER CORAÇÃO QUE AS PROTEJA CONTRA O MAL!

    ResponderExcluir
  8. EU DO TOTAL APOIO OS ALUNOS DIVIA FICAR SEM AULA SIM ATE ESSA GRIPE PARAR PQ PELO QUE EU VEJO ESSE GOVERNO NEM TEM REMEDIO PRA DAR, QUERENDO OU NÂO ESTA MORRENDO MUITA JENTE ESTÂO ESCONDENDO TD PRA NAO SE DIVULGADO E O PAIS NAO ENTRA EM ESTADO DE ALERTA ESSES REMEDIOS ESTAO APENAS SENDO TESTADO NAO E CORRETO, EU TABALHO NO HOSPITAL E A SITUAÇÂO È CRITICA EU CREIO OQUE SE ESSE GOVERNO ORDINARIO
    NÂO ESTA PREPARADO PRA NADA..

    JA VAI O AVISO PRA QUEM TRABALHA EM HOSPITAIS,
    ESSA GRIPE ESTA AUMENTANDO CADA VEZ MAIS FALAM Q TEM 4 CASOS EM CIDADES MAIS NA VERDADE JA TEM MAIS de 200 pessoas na fila

    ResponderExcluir