quinta-feira, 23 de julho de 2009

Governo orienta alunos com sintomas da gripe suína a ficar em casa; aulas devem ser retomadas

Clipping Educacional - da Folha Online
Os ministérios da Saúde e da Educação recomendaram nesta quinta-feira que os alunos que apresentarem os sintomas da gripe suína --a chamada gripe A (H1N1)-- procurem um médico de confiança e, dependendo da orientação, fiquem em casa. Até hoje, 29 mortes foram confirmadas no país, a maioria registrada nos Estados de São Paulo e do Rio Grande do Sul.
De acordo com o Ministério da Saúde, a possibilidade de adiar volta às escolas da rede pública de ensino em decorrência da doença ainda está em discussão com as secretarias estaduais de Saúde.
Segundo o governo, cada Estado tem autonomia para prorrogar as férias escolares, caso achar necessário. O adiamento da volta às aulas seria uma uma alternativa para reduzir a possibilidade de contágio da gripe suína, que já ocorre de forma sustentada (quando o vírus circula no país e é transmitido por pessoas que não foram ao exterior nem tiveram contato com viajantes).
Segundo a Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul, o cronograma de volta às aulas será mantido, e o recesso nas mais de 2.600 escolas estaduais será encerrado no dia 3 de agosto.
"Mais de 1,2 milhão de estudantes gaúchos deverão retornar normalmente à sala de aula após os dez dias de recesso", informou a secretaria em nota.
Até as 16h30 desta quinta, os governos dos Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro --que deveriam se reunir na próxima semana com o Ministério da Saúde para discutir o possível adiamento do retorno às aulas nas redes pública e particular-- ainda não haviam divulgado a decisão.
Na terça-feira (21), a OMS (Organização Mundial da Saúde) disse que a suspensão das aulas é uma das medidas que podem ser adotadas para diminuir a transmissão.
Anteontem, no entanto, a vigilância epidemiológica municipal de São Paulo afirmou que a recomendação que tem sido dada às escolas neste momento é que só alunos e professores que apresentem qualquer sintoma sejam dispensados das aulas, quando elas retornarem.
Sintomas
A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.
Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório.
Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).

0 comentários:

Postar um comentário