quarta-feira, 29 de julho de 2009

Estados se mobilizam para preencher vagas de cursos

Ionice Lorenzoni
Clipping Educacional - MEC
As secretarias de educação do Piauí e do Rio Grande do Norte estão divulgando em cada município de seus estados a abertura de vagas gratuitas em cursos de licenciaturas para professores da educação básica. A mobilização nos estados tem a meta de ocupar as vagas até a próxima sexta-feira, 31, que é o último dia das inscrições. Para garantir a matrícula, o professor tem que se inscrever na Plataforma Freire.O Piauí tem lugar disponível para 2.500 professores e o Rio Grande do Norte possui 313 vagas, mas até o começo da tarde desta terça-feira, 28, o Piauí tinha 335 inscritos e o Rio Grande do Norte 66. O esforço de divulgação das vagas nos municípios foi precedido de comunicados, informes e avisos veiculados em rádios e televisões.
O ingresso de professores em cursos de licenciatura faz parte do Plano Nacional de Formação de Professores, lançado em 28 de maio. Para a execução do plano, o Ministério da Educação fez parceria com as secretarias estaduais de educação e com 90 instituições públicas e comunitárias de ensino superior. A parceria funciona assim: o professor escolhe o curso e se inscreve; a secretaria de educação valida o ingresso; e a universidade faz a matrícula. Se tiver mais inscrições que vagas, a universidade faz uma seleção, que pode ser por sorteio.
O plano prevê ingressos em cinco semestres: segundo semestre de 2009, primeiro e segundo de 2010, primeiro e segundo de 2011. No conjunto, são 330 mil vagas exclusivas para professores no exercício do magistério em escolas públicas.Mobilização nos estados - Para que os professores do Rio Grande do Norte tomem conhecimento da oferta de vagas, diz a coordenadora de desenvolvimento escolar, Lúcia de Souza, a secretaria do estado montou equipes que estão visitando as 16 regionais de ensino. O trabalho começou há uma semana, mas Lúcia avalia que não será possível preencher as vagas até dia 31. Ela sugere que o prazo seja prorrogado.No Piauí, a estratégia de mobilização envolve dois técnicos de informática treinados para auxiliar os professores no preenchimento da ficha de inscrição. A assistência é pelo telefone 2107-3311. A secretaria promoveu um encontro com as 21 gerências regionais na semana passada para ampliar a divulgação do plano de formação de professores, das vagas e do prazo de inscrição.A secretária de educação de Goiás, Milca Severino Pereira, diz que o preenchimento das vagas no estado foi prejudicado porque julho é o mês de férias coletivas nas escolas públicas. Goiás tem 2.100 vagas e até esta terça-feira tem 675 inscritos. Embora defenda a prorrogação do prazo de inscrições, a secretária diz que o estado fará todo o esforço para ocupar as vagas. “Temos professores interessados e reconhecemos a importância de usar essa oportunidade de formação”.Entre as estratégias de mobilização, a secretaria de educação de Goiás colocou no portal da secretaria uma chamada para a Plataforma Freire e fez divulgação na imprensa, rádio e televisões locais. Na volta às aulas, que será na próxima segunda-feira, 3 de agosto, a secretaria fará um comunicado direto para as escolas estaduais e para as 38 regionais de ensino, que são o canal de comunicação entre a secretaria do estado com os municípios goianos.Milca Severino Pereira explica como funciona esse sistema de informação: a regional do município de Posse, por exemplo, é responsável por 11 municípios da microrregião. Ao receber o pedido da secretaria, o representante vai nas 11 secretarias municipais levar as informações e prestar esclarecimentos que, depois, serão transmitidos às escolas.
Vagas para 2009 – O Plano Nacional de Formação de Professores oferece neste semestre 57.784 vagas em cursos de licenciaturas, em 17 estados. Até às 14 horas desta terça-feira, a Plataforma Freire registrou 34.285 inscrições, o que corresponde a 60% da ocupação das vagas.
Na Plataforma Freire, o professor encontra uma série de informações: pode, por exemplo, consultar o número de vagas por estado e no seu município, ver quais licenciaturas estão disponíveis, se o curso é presencial ou a distância, se inscrever e fazer até três opções de cursos. Pode, ainda, programar o ingresso em curso de formação em 2010 ou 2011. Para ingresso em 2009, as inscrições devem ser feitas até a próxima sexta-feira, dia 31. fonte:http://portal.mec.gov.br/

0 comentários:

Postar um comentário