quinta-feira, 23 de julho de 2009

3 Estados já discutem adiar volta às aulas

Clipping Educacional - Folha de São Paulo (23.07.2009)
Os governos de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul se reunirão na semana que vem com o Ministério da Saúde para discutir o possível adiamento do retorno às aulas nas redes pública e particular
Seria uma alternativa para reduzir a possibilidade de contágio da gripe suína, que já ocorre de forma sustentada (quando o vírus circula no país e é transmitido por pessoas que não foram ao exterior nem tiveram contato com viajantes).
A Folha apurou que o adiamento pode ser indicado, se os casos continuarem a subir. Anteontem, a Organização Mundial da Saúde disse que a suspensão das aulas é uma das medidas que podem ser adotadas para diminuir a transmissão.
Anteontem, no entanto, a vigilância epidemiológica municipal de São Paulo afirmou que a recomendação que tem sido dada às escolas neste momento é que só alunos e professores que apresentem qualquer sintoma sejam dispensados das aulas, quando elas retornarem.
A rede estadual afirma que também não discute ainda o adiamento. A maioria dos colégios retorna em 3 de agosto.
Durante reunião ontem, prefeitos da região de Campinas constituíram uma comissão para acompanhar o avanço da gripe. Alguns devem sugerir o adiamento do início das aulas.
Para o professor da Faculdade de Medicina da UnB (Universidade de Brasília), Pedro Tauil, a orientação da vigilância epidemiológica é a correta. "É impossível pararmos o mundo por causa disso."
Atividades de férias, como acampamentos e parques de diversões, também estão se adaptando a rotina. O Parque da Mônica, na zona oeste, passará a entregar folhetos com informações sobre a gripe.
No acampamento Aruanã (Embu-Guaçu), uma mãe chegou a cancelar a viagem do filho, com medo do vírus. No Corujas (em Itu), as atividades de férias incluíram testes para a gripe suína: das 80 crianças, 32 tiveram gripe, mas a comum.

Um comentário:

  1. Olá,
    Li esse artigo e gostaria de saber se isso significa q até dia 03 de agosto (proxima semana) as aulas estarão suspensas nesses estados a fim de discutir o adiamento por maior tempo.

    abs
    Vivian

    ResponderExcluir