terça-feira, 23 de junho de 2009

Uniforme Escolar - Comunicado Conjunto COGSP/CEI, de 18-6-2009


Em relação ao uso de uniforme nas escolas estaduais, cabe relembrar orientação encaminhada a todas as unidades escolares da rede estadual no início deste ano letivo.
O uso do uniforme não poderá ser obrigatório (Lei nº 3913 de 14/11/1983), podendo ocorrer somente após sua aprovação pelo Conselho de Escola, que definirá também as alternativas viáveis para os alunos que não possam adquiri-lo ou não o estejam usando.
Antes da sua adoção, a escola deverá promover ampla discussão e divulgação na comunidade escolar.
A Diretoria de Ensino zelará para que tais procedimentos não venham a ferir o Estatuto da Criança e do Adolescente, não contendo discriminação contra alunos, não os expondo a situações
vexatórias e não se caracterizando por sanções, inclusive com o impedimento de participarem das atividades escolares.
O uso de uniforme deverá ser uma norma particular de cada unidade escolar, decidida pelo Conselho de Escola, podendo ser revista e alterada em qualquer momento, se não assimilada pelos alunos e/ou pais.
Decidido o uso de uniforme, sua comercialização não poderá ocorrer no ambiente escolar.
A escola não poderá, portanto, impedir a freqüência de alunos às atividades escolares pelo não uso de uniforme, em consonância com as Normas Regimentais Básicas das Escolas Estaduais.
Cumpre ressaltar que a não observância destas orientações poderá implicar em sanções administrativas previstas na legislação vigente.

4 comentários:

  1. Uniforme não promove aprendizagem, as pessoas devem ser livres para usarem suas proprias roupas, isso é um absurdo sem tamanho, onde se viu. Se não existe lei exigindo, porque alguns diretores se acham no direito de cobrar uma coisa tão insignificante como essa. Se uniforme melhorasse o IDEB É SO COMPRAR CAMISETAS PRA TODOS MUNDO

    EUUU

    ResponderExcluir
  2. TEM MAIS, INFELISMENTE SE DÃO MUITA ENFASE EM COISAS POUCO IMPORTANTE PARA ALUNOS. EU MESMO, NUNCA USEI UNIFORME HOJE GANHO 3000 REAIS POR MES, SOU ESTAVEL E TENHO PLANOS OTIMOS NA CARREIRA. MEUS AMIGOS QUE SEMPRE VINHAM DE UNIFORME , MUITOS GANHAM 415 REAIS POR MES...

    ROUPAS NÃO FAZ AS PESSOAS.

    ResponderExcluir
  3. UNIFORME É DO TEMPO DA FABRICA

    NÃO SOMOS OPERARIOS, SOMOS ESTUDANTES

    ResponderExcluir
  4. é uma absurdo , agora mesmo estava respondendo a agenda de minha filha que a direção reclama que ela não foi com o uniforme completo , por causa das" meias" cinzas. vivemos no Rio de Janeiro com sensação térmica de 45 graus e elas ainda querem obrigar as crianças a irem de meias !!!!!!!!!!! e outra coisa , elas vendem o uniforme dentro da escola e cobram muito caro , e se o aluno não vai com o uniforme ele não entra!!!!!!!!!!!!!!!! fazem um comércio descarado de vendas de roupas e ainda obrigam o aluno a fazer propaganda para eles pois a criança muitas vezes sai da escola e vai dar uma passadinha no supermercado com a mãe etc , marketing total , educação zero !!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir