terça-feira, 16 de junho de 2009

Notas obtidas no Enem de 2008 não serão aceitas pela Fuvest neste ano

Clipping Educacional - Colaboração para a Folha Online
A pró-reitoria de graduação da USP decidiu que os resultados obtidos na prova do Enem de 2008 não serão aceitos para compor a nota da 1º fase da Fuvest neste ano. Em anos anteriores, o candidato a uma vaga poderia escolher sua melhor nota no Enem dentre os resultados obtidos nos últimos dois anos.
De acordo com o professor José Coelho Sobrinho, coordenador de comunicação da Fuvest, a mudança acontece devido a diferença entre o exame que será aplicado neste ano e os que foram realizados pelos candidatos em anos anteriores.
Segundo o ministério da educação, essas mudanças acontecem para que a prova do Enem possa ser utilizada como vestibular único por universidades federais. Com a mudança, será cobrada uma carga maior de informação, mas dentro do modelo antigo de privilegiar o raciocínio em detrimento da decoreba.
Como o ministro Fernando Haddad (Educação) já disse, anteriormente, o exame não exigirá datas, mas sim o conhecimento de fatos históricos. A prova, que acontece em outubro, terá uma redação e 180 testes, de quatro grandes áreas: línguas, matemática, ciências da natureza e ciências humanas.
A Fuvest também afirmou, por meio de nota, que o exame do Enem 2009 será usado também para compor o bônus para alunos que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas. De acordo com o professor Coelho, esse benefício pode chegar a até 12% de bônus sobre os pontos feitos pelo candidato.
Mudanças
As mudanças do Enem tem o objetivo de enfatizar temas como segurança pública, violência, gravidez na adolescência, cidadania e mudanças climáticas, segundo o ministério da educação.
Nas questões, podem ser abordados assuntos como políticas afirmativas (cotas raciais etc), esporte e história cultural da África --o último, embora obrigatório por lei, foi pouco implementado nas escolas.
É exigido também que o aluno conheça linguagens artísticas (artes visuais, dança, música e teatro). Isso pode cair em questões que relacionem movimentos literários aos artísticos, que são mais amplos.

0 comentários:

Postar um comentário