terça-feira, 23 de junho de 2009

Decifre a nova Fuvest

Débora Melo
Clipping Educacional - do Agora
A Fuvest mudou a estrutura do seu processo seletivo e as novidades já valem para este ano. Agora, os convocados para a segunda fase terão de passar por uma prova com questões interdisciplinares sobre todas as matérias. Além disso, houve alteração nas disciplinas específicas da maioria dos cursos.
De acordo com professores de cursinho ouvidos pelo Agora, as mudanças são positivas, pois permitem que o vestibular selecione os candidatos mais bem preparados, que dominam todas as áreas do conhecimento.
Segundo Alberto Francisco do Nascimento, coordenador do Anglo, os vestibulandos que deixavam de estudar determinadas disciplinas terão de mudar de atitude. "O aluno tem de saber todas as matérias. E ele deve reservar um tempo a mais para responder a questões discursivas das disciplinas específicas [de seu curso].
Vera Lucia da Costa Antunes, coordenadora do Objetivo, concorda. Segundo ela, é preciso treinar a escrita. "Alguns alunos não têm facilidade para colocar o conhecimento em palavras. E são principalmente esses estudantes que precisam de treino", aconselha.
A leitura é outra ferramenta que o aluno tem à sua disposição para aperfeiçoar a estrutura do texto. De acordo com Tadeu Terra, do curso COC, o exercício da leitura estimula a capacidade de interpretação e argumentação. "Mas é preciso ler criticamente e evitar a leitura mecânica. É necessário ler, compreender e criar valores de julgamento", pondera.
O manual do candidato, que vai reunir todas as informações sobre o vestibular 2010 da Fuvest, poderá ser consultado a partir do dia 3 de agosto, no site www.fuvest.br. As inscrições no processo seletivo --cuja primeira fase será aplicada em 22 de novembro-- serão aceitas de 28 de agosto a 11 de setembro, exclusivamente pela internet.

0 comentários:

Postar um comentário