sábado, 16 de maio de 2009

SP: Governo promete ampliar número de computadores nas escolas

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), prometeu nesta 5ª feira (14) instalar salas de informática em 2,5 mil escolas estaduais até o final deste ano
Clipping Educacional - Cruzeiro do Sul (14.05.2009)
O secretário de Educação, Paulo Renato Souza, garantiu ainda que, até o final da gestão Serra, em 2010, todas as 3,8 mil escolas de Ensino Médio do Estado terão computador. O anúncio da expansão do programa Acessa Escola aconteceu pouco depois do meio-dia, no intervalo entre as aulas da manhã e da tarde, na Escola Estadual Luiz Gonzaga Pinto e Silva, no Jardim São Luiz, na zona sul da capital paulista.
As salas de informática já existem em 518 escolas da capital. O custo do projeto, até o final do ano que vem, é de R$ 73 milhões O governo aluga computadores, com a manutenção e assistência técnica incluídos, e paga uma bolsa para que estudantes sejam monitores do laboratório. "Com o estagiário, (o espaço) não fica sujeito às restrições de horário associadas a funções do funcionalismo público", disse Serra.No entanto, nenhuma das escolas da cidade de Campinas, que deveriam ter seus computadores já instalados desde o ano passado, de acordo com o cronograma do programa, contam com estes recursos.Além disso, o programa Acesssa Escola não traz, em si, nenhuma proposta pedagógica. É utilizado apenas para que os alunos possam navegar na Internet, acessando sites de relacionamento social, emails e, eventualmente, fazendo alguma tipo de pesquisa. Esta na escola, mas não é da escola.
O secretário Paulo Renato prometeu aumentar o número de computadores na sala dos professores de "todas as escolas" do Estado. Ele contou ter ouvido reclamações dos docentes da escola, que têm apenas dois equipamentos à disposição. "É pouco", disse o secretário. "Vamos ampliar os computadores na sala dos professores em todas as escolas." O governador contou que aprendeu a mexer no computador com 61 anos, há seis anos. "Eu tinha medo de ficar escravo do computador, o que já aconteceu. Sou "computador-dependente"", brincou. Serra cobrou, no microfone e diante da plateia, que a Secretaria da Educação integre "rápido" o Acessa Escola ao Portal da Juventude, site do governo do Estado com conteúdo voltado aos jovens.

0 comentários:

Postar um comentário