Clipping Educacional - CGC Educação (14.04.2009)
Como já foi amplamente noticiado, os resultados do Saresp 2008 mostraram que quase metade dos estudantes do 3º ano no ensino médio não conhece os conceito básicos de ciências. Além disso, o desempenho dos estudantes das escolas estaduais do ensino fundamental piorou em português entre 2007 e 2008 e melhorou em matemática.
A medição do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) mostra que o percentual de alunos com aprendizado adequado à sua série em Língua Portuguesa caiu de 40,3% para 32,3% na 4ª série do Ensino Fundamental. Na 6ª série, esse percentual caiu de 37% para 33,1% e na 8ª série de 30,8% para 17,5%. Já no Ensino Médio houve uma melhora de 21,2% para 29,5%.
Em redação, houve avanço no número de alunos com conhecimentos adequados, com exceção da 8ª série. Na 4ª série do ensino fundamental o percentual passou de 43,5% para 62,4%; na 6ª série, de 45,1% para 60,5%; na 8ª série caiu de 52,7% para 47,5% e no 3º ano do ensino médio aumentou de 49,9% para 59,3%. Os alunos da 2ª série do fundamental também foram avaliados. O percentual de alunos alfabetizados nesta série passou de 87,4% em 2007 para 90,02% em 2008.
A secretária da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, que está deixando o cargo, afirmou que uma das explicações para a queda em língua portuguesa foi uma mudança na prova, que passou a cobrar gramática e literatura. Antes, era basicamente leitura e interpretação de texto.
Matemática e ciências
Em Matemática, na 4ª série do ensino fundamental o percentual de alunos com aprendizado adequado à sua série passou de 19,1% para 23,6%. Entretanto, na 6ª série esse número caiu de 21,9% para 15,3%. Na 8ª série o percentual passou de 5,5% para 11,5% e no 3º ano do ensino médio de 4,3% para 5,2%.
O Saresp avaliou pela primeira os conhecimentos científicos e o resultado é preocupante. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, na 6ª e 8ª sérias, mais de 30% dos alunos estão "abaixo do básico". No 3º ano do ensino médio 49,8% não aprenderam os conhecimentos básicos de ciência.
"A avaliação mostra que os estudantes têm mais facilidade com conhecimentos de biologia e natureza, mais próximos do cotidiano, do que com química e física", afirmou a secretária da Educação.
O jornal destaca ainda que faltam professores especializados - apenas 8% dos professores de física e 12% dos de química são formados na área, segundo a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
O presidente de honra da Sociedade Brasileira de Progresso da Ciência (SBPC), Ennio Candotti, disse que as escolas não estão adaptadas para ensinar ciências. "A escola é voltada para um ensino livresco, e certos conceitos precisam ser aprendidos na prática, com experiências sensoriais. Sem bater a cabeça na parede, ninguém aprende ciência", afirma.
A avaliação ocorreu em novembro de 2008 com alunos do ensino fundamental (2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries) e do 3º ano do ensino médio das escolas urbanas e rurais da rede estadual de ensino regular. Os resultados da avaliação, com exceção da 2ª série, são classificados em cinco níveis: abaixo do básico; básico; adequado; e avançado. A somatória destes dois últimos representa os alunos com conhecimentos adequados à sua série.
Acesse aqui o portal da FDE com a metodologia empregada e os resultados do Saresp 2008
A medição do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) mostra que o percentual de alunos com aprendizado adequado à sua série em Língua Portuguesa caiu de 40,3% para 32,3% na 4ª série do Ensino Fundamental. Na 6ª série, esse percentual caiu de 37% para 33,1% e na 8ª série de 30,8% para 17,5%. Já no Ensino Médio houve uma melhora de 21,2% para 29,5%.
Em redação, houve avanço no número de alunos com conhecimentos adequados, com exceção da 8ª série. Na 4ª série do ensino fundamental o percentual passou de 43,5% para 62,4%; na 6ª série, de 45,1% para 60,5%; na 8ª série caiu de 52,7% para 47,5% e no 3º ano do ensino médio aumentou de 49,9% para 59,3%. Os alunos da 2ª série do fundamental também foram avaliados. O percentual de alunos alfabetizados nesta série passou de 87,4% em 2007 para 90,02% em 2008.
A secretária da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, que está deixando o cargo, afirmou que uma das explicações para a queda em língua portuguesa foi uma mudança na prova, que passou a cobrar gramática e literatura. Antes, era basicamente leitura e interpretação de texto.
Matemática e ciências
Em Matemática, na 4ª série do ensino fundamental o percentual de alunos com aprendizado adequado à sua série passou de 19,1% para 23,6%. Entretanto, na 6ª série esse número caiu de 21,9% para 15,3%. Na 8ª série o percentual passou de 5,5% para 11,5% e no 3º ano do ensino médio de 4,3% para 5,2%.
O Saresp avaliou pela primeira os conhecimentos científicos e o resultado é preocupante. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, na 6ª e 8ª sérias, mais de 30% dos alunos estão "abaixo do básico". No 3º ano do ensino médio 49,8% não aprenderam os conhecimentos básicos de ciência.
"A avaliação mostra que os estudantes têm mais facilidade com conhecimentos de biologia e natureza, mais próximos do cotidiano, do que com química e física", afirmou a secretária da Educação.
O jornal destaca ainda que faltam professores especializados - apenas 8% dos professores de física e 12% dos de química são formados na área, segundo a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
O presidente de honra da Sociedade Brasileira de Progresso da Ciência (SBPC), Ennio Candotti, disse que as escolas não estão adaptadas para ensinar ciências. "A escola é voltada para um ensino livresco, e certos conceitos precisam ser aprendidos na prática, com experiências sensoriais. Sem bater a cabeça na parede, ninguém aprende ciência", afirma.
A avaliação ocorreu em novembro de 2008 com alunos do ensino fundamental (2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries) e do 3º ano do ensino médio das escolas urbanas e rurais da rede estadual de ensino regular. Os resultados da avaliação, com exceção da 2ª série, são classificados em cinco níveis: abaixo do básico; básico; adequado; e avançado. A somatória destes dois últimos representa os alunos com conhecimentos adequados à sua série.
Acesse aqui o portal da FDE com a metodologia empregada e os resultados do Saresp 2008
fonte:http://e-educador.com
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