quinta-feira, 30 de abril de 2009

Metade das escolas do Sudeste não alcança média nacional do Enem

Das 9350 escolas da região, 4705 obtiveram notas abaixo de 49,45 pontos.No Norte e Nordeste, percentual é maior: 70% e 64%, respectivamente.
Silvia Ribeiro
Clipping Educacional - Do G1, em São Paulo
Metade das escolas de ensino médio regular da Região Sudeste não alcançou a nota média nacional do Enem obtida por estudantes que concluíram o ensino médio em 2008, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) sobre desempenho no exame por escola.
Do total de 9350 escolas no Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, 4705 obtiveram notas abaixo da média nacional. O G1 comparou a nota de cada escola, baseada no desempenho médio dos alunos no Enem, com a média nacional do Enem (49,45 pontos) de alunos de escolas públicas e particulares, considerando redação e a parte objetiva da prova, conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao MEC.
Nas Regiões Norte e Nordeste, esse percentual é ainda maior: 70% e 64%, respectivamente. Conforme levantamento feito pelo G1 com base nos dados, 44% das escolas da Região Sul também ficaram abaixo da média nacional, enquanto no Centro-Oeste esse percentual é de 56%. No cálculo, foram consideradas apenas escolas de ensino médio regular e a média dos alunos por escola com correção de participação.
De maneira geral, a grande maioria das escolas que ficou abaixo da média nacional são estaduais. Para a coordenadora de política educacional do Núcleo de Políticas Públicas da Universidade de São Paulo, Eunice Durham, os números são um reflexo da democratização da educação. Segundo ela, o crescimento de estudantes no ensino médio é composto por jovens que, no passado, não teriam condições de possuir essa escolaridade. Esses estudantes, continua a especialista, são filhos de pais com baixa instrução, o que influi no desempenho escolar.
“Escolas públicas com alto desempenho possuem um verdadeiro vestibular para entrar. (Desse modo), é mais fácil de obter bom resultado. O problema é quando você aceita todos os alunos. Na particular, se tem aluno problema, ele é expulso. No ensino público, não pode expulsar aluno nenhum”, conclui.
Entretanto, diz Eunice Durham, deve-se perseguir a melhoria das escolas. Ela aponta que os alunos têm de receber melhor educação nas séries iniciais para ter bom desempenho no ensino médio e na universidade. Para isso, aposta no reforço do ensino fundamental e na formação de bons professores. “A educação é cumulativa.”
São Paulo
Um olhar sobre o estado de São Paulo revela que das 4945 escolas de ensino médio regular, 51% não alcançaram a média nacional do Enem. Dessas, apenas 25 não são estaduais (12 particulares e 13 municipais).
Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Educação diz que o Enem não serve para avaliar escolas por não ser um exame obrigatório. “Não é correto metodologicamente fazer comparação entre escolas com base no Enem.”
De acordo com a secretaria, o Saresp é o mais adequado para mostrar a evolução do ensino médio em São Paulo. Os números de 2008 mostram melhoria na rede estadual, diz a secretaria, acrescentando que o currículo do ensino médio foi diversificado, com reforço ao conteúdo, novos materiais e horários específicos de aulas para aceleração.

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