quinta-feira, 9 de abril de 2009

Desempenho de alunos no Saresp melhora em matemática, mas piora em português

Os alunos da rede pública de ensino de São Paulo que fizeram a avaliação do Saresp em 2008 tiveram desempenho médio melhor em matemática do que o apresentado no exame de 2007
Clipping Educacional - Folha Online (09.04.2009)
Em compensação, o desempenho em língua portuguesa caiu na 4ª, na 6ª e na 8ª séries do ensino fundamental em relação ao ano anterior.
O Saresp avaliou cerca de 1,8 milhão de estudantes no fim de novembro do ano passado. Fizeram as provas alunos de 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio de todo o Estado.
Segundo a Secretaria de Educação, a média dos alunos em matemática melhorou em praticamente todas as séries. Na 4ª série a média da disciplina passou de 182,5 para 190,5, uma diferença de 8 pontos em relação ao exame de 2007. Na 6ª série, passou de 194,1 para 209,1 --15 pontos a mais. Na 8ª série, de 231,5 para 245,7, uma diferença de 14,2 pontos. No ensino médio a evolução foi de 263,7 para 273,8, ou seja, 10,1 pontos a mais.
Português
Em língua portuguesa, o desempenho dos alunos caiu 10,9 pontos na média entre alunos da
8ª série--de 242,6 para 231,7--, 4,4 pontos na média da
6ª série --de 210,4 para 206-- e 6,8 na
4ª-- de 186,8 para 180. Já no ensino médio o desempenho foi melhor --272,5 pontos em 2008 contra 263,2 em 2007.
A queda no rendimento em português é explicada pela secretária pelo aprimoramento na prova da disciplina em 2008. A avaliação deste ano passou a incluir mais habilidades (40 no exame de 2008 contra 15 de 2007), incluindo literatura e gramática descritiva e normativa -- que não constavam da prova em 2007.
No ensino médio os alunos obtiveram média de 274,4 pontos. Na 8ª série, 250. Na 6ª série, 229,9. Segundo a secretaria, a avaliação verificou que as áreas de melhor desempenho em ciências foram saúde e ambiente.
Com relação a avaliação da 2ª séria do ensino fundamental, a avaliação demonstra que houve evolução no percentual de alunos aptos a ler e escrever. Na prova do ano passado, 90,2% dos estudantes atingiram estas capacidades, crescimento de 2,8 pontos percentuais em relação a 2007, quando 87,4% tinham alcançaram o mesmo rendimento.
O Saresp de 2008 também avaliou a disciplina de ciências para os alunos de 6ª e 8ª série do ensino fundamental e alunos do ensino médio. Como a disciplina não foi avaliada em outros anos, não é possível comparações.
Redação
Os estudantes da rede estadual de ensino também fizeram provas de redação. O desempenho foi considerado bom pela secretaria de Educação em todas as séries,
Segundo a secretaria, na 4ª série, 62,4% dos estudantes tiveram bom desempenho. Na 6ª, 60,2% também a apresentaram desempenho bom. Na 3ª do ensino médio a porcentagem de bom desempenho cai para 59,3% e no na 8ª série do ensino fundamental para 47,5%.

2 comentários:

  1. Atividades extras letramento que venham de encontro com as necessidades de alunas surdas que frequentsam a 6ª série no ensino regular. Trabalho em CAES.

    ResponderExcluir
  2. Dou apoio pedagógico nas atividades pendentes de sala de aula nas diversas disciplinas, gostaria de sugestões para trabalhar o letramento com minhas duas alunas que frequentam a 6ª série.

    ResponderExcluir