quinta-feira, 30 de abril de 2009

Delia Lerner no Ler e Escrever/Bolsa Alfabetização

A educadora argentina, especialista em alfabetização e currículo e também consultora do Ler e Escrever/Bolsa Alfabetização, esteve em São Paulo (23 e 24/04) para reuniões de trabalho com equipe de gestão do Programa e educadores das instituições de ensino superior parceiras. No primeiro dia, Delia reuniu-se com a equipe de gestão para discutir os projetos de pesquisa realizados pelos alunos-pesquisadores (AP), nas classes de 1ª série do ciclo I/EF. A conversa e orientações foram calcadas em material produzido pelos próprios APs e, juntamente com a equipe, Delia definiu ações para 2009, que serão acompanhadas por ela.No segundo dia, a pesquisadora argentina conduziu reunião de trabalho com 51 instituições de ensino superior (IES) parceiras do Programa, no auditório do Hotel San Raphael, centro da Capital. O tema “projeto de pesquisa” foi foco de sua explanação; para isso compartilhou com o grupo de professores-orientadores análises de dois produtos das IES: vídeo do evento realizado na Faculdade de Educação e Cultura Montessori (iniciativa de algumas instituições que se reuniram para apresentar a evolução dos projetos de pesquisa, realizados por seus alunos-pesquisadores, em 2008, nas classes de 1ª série da Rede) e Relatório da Universidade São Judas Tadeu sobre o mesmo tema. Em ambas, destacou a preocupação e responsabilidade demonstradas pelos alunos-pesquisadores em querer colaborar com a aprendizagem dos alunos e com a qualidade do trabalho desenvolvido pelo professor em sala de aula: “Li todos os relatórios como leitora, como alguém preocupada com a educação; em todos eles está presente o sentido de educação e o sentido da profissão docente... em todos eles é possível perceber a preocupação com o papel social da escola...” A professora-orientadora do Instituto Superior de Educação Santa Marina, Ellis França, participante do evento na Montessori, relatou como foi para o aluno-pesquisador participar do encontro: “As alunas perceberam que cada aluno que estava ali foi para um caminho diferente, juntamente com seu professor, mas percebeu também que todos estavam envolvidos, seguindo na mesma direção (integração, responsabilidade e desejo de contribuir)...”Na parte da tarde, Delia trabalhou com os temas “níveis de leitura” e “cópia”. Organizados em grupos, professores-orientadores iniciaram discussão sobre o segundo tema e darão continuidade nos próximos Encontros de Acompanhamento de Trabalho . Os resultados serão encaminhados à Delia para análise e futuras orientações.

Um comentário:

  1. Vou prestar concurso para o ensino fundamental e gostaria de reforçar meus conhecimentos sobre alfabetização e o ensino de matemática.Se possivel algumas dicas, obrigada.


    Meu email é fatima.bartok@hotmail.com

    ResponderExcluir