domingo, 15 de março de 2009

Resolução SE 19, de 13-3-2009 - Institui o Programa Cultura é Currículo

Institui o Programa Cultura é Currículo
Clipping Educacional - Da Educação
A Secretária de Estado da Educação considerando: a importância da criação de um programa que propõe uma nova relação do currículo escolar com diferentes manifestações culturais no Estado de São Paulo; a importância da utilização de equipamentos e bens culturais, públicos e/ou privados existentes no Estado, como ferramenta para o desenvolvimento dos conteúdos curriculares,
Resolve:
Art. 1º - Fica instituído o Programa Cultura é Currículo para alunos e professores da rede pública estadual de ensino a ser desenvolvido por meio de três projetos (“Lugares de Aprender: a escola sai da escola”, “O cinema vai à escola – o uso da linguagem cinematográfica na educação” e “Escola em Cena”) de que tratam os itens A, B e C do Anexo I, que integra a presente resolução:
Parágrafo único - São objetivos do Programa Cultura é Currículo:
1. Democratizar o acesso de professores e alunos da rede pública estadual a equipamentos, bens e produções culturais que constituem patrimônio cultural da sociedade, tendo em vista uma formação plural e inserção social;
2. Fortalecer o ensino por meio de novas formas e possibilidades de desenvolvimento dos conteúdos curriculares em articulação com produções socioculturais e fenômenos naturais, diversificando-se as situações de aprendizagens;
3. Estimular e desenvolver a aprendizagem por intermédio de interações significativas do aluno com o objeto de estudo/conhecimento de disciplinas, reforçando-se o caráter investigativo da experiência curricular.
Art. 2º - A participação da unidade escolar no Projeto
“Lugares de Aprender: a escola sai da escola” se fará por Termo de Adesão e Compromisso da Escola e da Diretoria de Ensino, por suas Oficinas Pedagógicas, conforme Anexo II desta resolução.
Parágrafo único: As escolas que assinarem o Termo de que trata o caput deste artigo, comprometem-se a realizarem as visitas às instituições culturais e a utilizarem o material pedagógico desenvolvido para o projeto, tornando parte do conteúdo curricular, o conhecimento apreendido nas visitas.
LEIA NA INTEGRA
Fonte: http://diariooficial.imprensaoficial.com.br

Um comentário:

  1. TENHO VERGONHA DE FAZER PARTE DESSA HISTÓRIA DE FAZ DE CONTA.COMO PODE A NOSSA EX-SECRETÁRIA TER GASTO TANTO DINHEIRO COM "APOSTILAS" COM ERROS GRAVÍSSIMOS, SENDO QUE TODA A ESCOLA RECEBEU LIVROS DE EXCELENTE QUALIDADE DO GOVERNO FEDERAL.ELA FEZ O QUE FEZ E CAIU FORA!BONUS PAGO INJUSTAMENTE, MINHA ESCOLA JÁ ESTAVA COM ÍNDICE DO IDESP MUITO BOM DESDE DO ANO PASSADO ,MANTIVEMOS O MESMO ÍNDICE POIS NOSSA CLIENTELA NÃO É FÁCIL! fIZEMOS MILHAGRE!NÃO FALTEI NENHUM DIA , FIZ MEU TRABALHO COM MUITA DEDICAÇÃO JUNTAMENTE COM MEUS COLEGAS, E NA HORA DE RECEBERMOS O BONUS NADA!!!!!ESCOLAS COM ÍNDICES MUITO ABAIXO DO NOSSO EM MINHA CIDADE RECEBEEU 2,5 SALÁRIOS DE BONUS(DE PÉSSIMOS PASSARAM PARA PIORES) ESTÃO COMERANDO!!!QUANTA INJUSTIÇA!!!A EX-SECRETÁRIA CONSEGUI DESMOTIVAR MUITOS PROFESSORES QUE AINDA ACREDITAVA NA MELHORIA DA EDUCAÇÃO.

    ResponderExcluir