terça-feira, 3 de março de 2009

100 mil temporários terão o bônus da Educação

Bruno Saia
Clipping Educacional - do Agora
Os cerca de 100 mil professores temporários da Secretaria de Estado da Educação também terão direito a receber, neste mês, o bônus que será pago aos 300 mil funcionários ligados à pasta.
O bônus por desempenho para os servidores da secretaria será pago pela primeira vez neste ano. As regras para os temporários serão quase as mesmas que as usadas para o pagamento dos efetivos.
As diferenças deverão ser em relação à proporção entre o tempo trabalhado e o valor do bônus. A secretaria deverá definir se quem não trabalhou durante o ano inteiro -apenas durante os nove meses letivos, por exemplo- irá receber o mesmo valor que um professor efetivo da rede. Um decreto deverá ser publicado ainda neste mês com essas regras. Os efetivos que tiveram direito a alguma licença receberão o bônus integral.
No pagamento do adicional, estão incluídos servidores da secretaria, professores, diretores, supervisores e agentes de organização, entre outros.
Segundo a secretária de Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, a grana vai sair após o anúncio do resultado do Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo), que estava previsto para o dia 27 de fevereiro. O bônus é calculado pelo resultado do Idesp. Como ainda não foi anunciado, o Idesp pode ser divulgado a qualquer momento.
O Apeosp (sindicato dos professores) aprova o pagamento do bônus para todos os servidores da educação, mas critica a falta do pagamento para os aposentados.
Valor
Para receber o bônus integral, o servidor deve ter cumprido todas as suas metas, além de a escola onde trabalha ter tido um bom desempenho no Idesp. Se 100% delas forem alcançadas, os servidores terão o bônus integral, de 20% da soma dos 12 salários mensais, ou seja, receberão um bônus de 2,4 salários.
Cada escola possui uma meta, estipulada pela secretaria. Para saber qual é a meta de sua escola, o professor deverá procurar a diretoria de sua instituição de ensino.
Os professores também serão avaliados pelo número de faltas. Se apenas 50% de sua carga horária for cumprida no ano, ele receberá metade do bônus.

28 comentários:

  1. Que absurdo!!!
    Já não basta congelar os professores com todas as leis e decretos anunciados da noite para o dia... e essa política de bônus merecimento...ainda anunciam o bônus para janeiro e até agora os professores estão esperando, pacientemente....

    ResponderExcluir
  2. Quando sai o resultado do IDESP ? Procuro ,procuro e nada !!!!!

    ResponderExcluir
  3. Estou louca para ver o resultado do IDESP ,mas infelismente não encontrei até agora . Nem os diretores das escolas estão sabendo sobre o tal IDESP . Pergunta prá um , não sei , pergunta prá outro ,não sei .Até eles estão injuriados de tanto blá, blá ......
    Alguém sabe do bõnus , será que foi viajar ?! Acho que está em MARTE !!!!

    ResponderExcluir
  4. BONUS é uma palavra mais falada no momento do que dignidade e respeito.Nós professores e participantes das comunidades escolares, estamos cheio desse nhen-nhen-nhen do governo PSDB. Já se passam 12 anos de comando e tudo muito vergonhoso e desleixado.

    Basta categoria , não queremos esmolas e sim salários dignos e carga horaria decente, salas de aula com alunos e não animais travestidos de sabedores.
    Estou muito decepcionado e pensando seriamente se Vale a Pena!!!!


    Que Agonia!!!

    ResponderExcluir
  5. parece que nos professores,esperamos um ano para quando chegar o bonus,ficarmos contente ou realizados.isto e uma humilhaçao para com a categoria

    ResponderExcluir
  6. 12/03/2009
    Bônus do professor sai até dia 30, diz Educação
    Bruno Saia
    do Agora

    O bônus dos professores deverá sair até dia 30, segundo a Secretaria de Estado da Educação. O valor será calculado com base no Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) e no número de faltas do servidor. Cada escola tem uma meta a cumprir.

    Se o índice estiver dentro da meta, seus profissionais terão bônus integral, desde que não faltem. Nesse caso, o servidor receberá 2,4 salários (considerando as gratificações).

    O Idesp deve ser divulgado até o dia 24. Até o dia 30, por meio de uma folha suplementar, a secretaria diz que os servidores estarão com o dinheiro depositado na conta.

    Faltas
    A grana será paga até para os servidores que tiverem um índice de faltas de até 50% no ano -no caso, o bônus terá a metade do valor a que o servidor teria direito se não faltasse. Para quem faltou em mais de 50% dos dias, a secretaria estuda um limite -que poderá ser de 60% ou 70% das ausências- para que o bônus não seja pago. Assim, quem faltou em 2008 mais do que esse limite não terá direito ao pagamento. Para a Educação, é preciso excluir do benefício os professores que não colaboraram com a escola.

    Para Eduardo de Melo, presidente da Angep (Associação Nacional de Gestão Pública), o pagamento do bônus para quem faltou em 50% das aulas é "inusitado". "Quem merece ser premiado é quem vai a 100% das aulas", diz.

    O governo já mostrou preocupação com as faltas. Em abril de 2008, foi publicada uma lei que limitou em seis por ano o número de ausências permitidas com uso do atestado médico. Quem ultrapassa esse limite tem desconto no salário. O número de faltas caiu 59% entre maio e outubro de 2008, em relação ao mesmo período de 2007.

    A secretaria tem, hoje, cerca de 300 mil funcionários, já contando os cerca de 100 mil professores temporários, que também receberão o benefício. Já os professores eventuais, que só trabalham quando um docente falta e que não estão dentro da rede pública, não terão direito ao benefício.

    ResponderExcluir
  7. OLÁ PESSOAL !!
    SOU PCP.
    Gostaria de conversar com pcps. de outras regiões para discutirmos nossas idéias e ampliar o conhecimento .
    Aguardo a respostas heimmm!!

    Bom fds...

    ResponderExcluir
  8. o bônus dos professores já virou novela mexicana, cada dia uma regra , cada dia uma data, até quando ?
    ninguém faz nada?

    ResponderExcluir
  9. Oi pessoas...

    Hoje consultei o site da folha de pagamento para ver se recebi alguma coisa do bonus, porque algumas amigas me ligaram dizendo ter recebido.
    Porém a minha surpresa foi grande...nada para mim, por que será? Sou professora temporária e assumi aulas em maio. Será que só recebeu quem estava vinculado desde o começo do ano na rede?
    Alguém, por favor, se souber alguma coisa me escreva!

    ResponderExcluir
  10. As pessoas que entraram em Maio como Agentes de Organização Escolar pelo último concurso não terão direito nem a alguma porcentagem desse bônus??

    ResponderExcluir
  11. sou Agente de Organização Escolar do último processo seletivo, não vamos receber o bônus por não atingirmos os 244 dias exigido ,pois iniciamos em 30 de maio de 2008, que absurdo, trabalhamos tanto quanto os outros funcionários
    galera quem está nessa situação dê seu comentário e vamos exigir nosso direito

    ResponderExcluir
  12. OLÁ PESSOAL.
    TAMBÉM SOU AGENTE TEMPORARIA E CLASSIFICO A ATITUDE DO GOVERNO EM RELAÇÃO A NOS COMO ABSURDA E FALTA DE RESPEITO AO SER HUMANO. DAR R$ 2.0000,00 REAIS A UM AGENTE E NENHUM CENTAVO A OUTRO QUE FAZ PARTE DA MESMA EQUIPE, PORQUE NINGUEM FEZ NADA SOZINHO.

    ResponderExcluir
  13. Também sou agente de organização deste ultimo concurso e acho um desrespeito conosco já que faltaram poucos dias para interarmos os 244.Se o objetivo do bonus é gratificar as pessoas que contribuiram para o bom desempenho da escola é uma injustiça não recebermos nem mesmo o proporcional ao tempo de serviço já que contribuimos também para que a escola atingisse as metas.Temos que lutar por nossos direitos.Não podemos simplesmente aceitar.

    ResponderExcluir
  14. Também sou agente de organização temporário e estou indignada com a situação, nem um centevo se quer. Minha escola atingiu 120% da meta e tdos estão felizes e sorridentes com o seu bônus.

    ResponderExcluir
  15. Sou mais um Agente temporária...e através daqui venho demostrar a minha indignção, com essa injustiça e falta de respeito, trabalhos tanto quanto os outros funcionários, álias que em alguns casos trabalhamos até mais que outros, suamos a camisa, para NADA.Esse governo é uma vergonha!!

    ResponderExcluir
  16. Eu também sou agente temporário, e concordo com a colega acima.
    Infelizmente a gente entra e soa a camisa para tentar ajudar a escola no seu melhor, às vezes até trabalhando mais do que efetivos ( agentes, professores, coordenadores, secretário etc)

    Realmente, o governo pode apelar para o subterfúgio de não termos completado o tempo de serviço necessário, mas na certa sem o nosso trabalho ele estaria com um desfalque de contribuição para o trabalho. Servimos apenas para tapar buraco e ouvir barbaridades.

    ResponderExcluir
  17. Sou agente temporaria na mesma situação dos colegas acima, tendo que ver todos rirem atoa até mesmo aqueles que nada fizeram o ano todo e agora se beneficiam com o bônus.
    só nos resta uma açao judicial em conjunto.

    ResponderExcluir
  18. Sou AOE temporário e como todos, também estou indignado com essa falta de respeito conosco, pois assim como os outros funcionário contribuíram para que a U.E na qual trabalho atingisse 120%, eu também o fiz, e todos irão receber o bônus más eu não. Posso dizer que até mesmo nossa alto estima acaba por ser deteriorada com essa situação, isso é uma falta de respeito do nosso governo!!!

    ResponderExcluir
  19. Sou um Agente de Organização Escolar que
    imaginava que esse governo é justo !
    Que frustração ! Contava com esse bônus
    nem que fosse simbólico, mas ignorar-nos !
    Um tapa na nossa cara ! Não conte comigo nas
    próximas eleições !

    ResponderExcluir
  20. Ah! note bem ! sou Temporário !!!!

    ResponderExcluir
  21. sou professora readaptada e tambem fiquei sem bonus...retornei em 26 de julho, peguei uma biblioteca no chão e hoje ate aulas temos la...obrigada senhora secretaria!!!!

    ResponderExcluir
  22. Pessoal, só uma coisinha, mandei um recado para nosso governador.
    Veja bem, somos em 11.000.000 temporários, que tal deixar de trabalhar até a próxima admissão, quero ver
    quem vai suprir nossos lugares, até porque não é para qualquer um esse trabalho não!
    Sem contar que são 11.000.000 vts perdidos kkkk.

    ResponderExcluir
  23. sou funcionaria do q.a.e a 16 anos .efetiva..o governo jogou a responsabilidade de uma prova para avaliar 244 dias trabalhados..que vergonha.aõ inves de por metas deveria visitar as escolas e ver a falta de vontade dos alunos..ficamos sem meta. sem bonus sem vontade de trabalhar..quem devemos culpar ..o aluno ..o professor.. ou esse governo que nõ sabe que é educação

    ResponderExcluir
  24. Também sou Agente e estou indignado com a falta de persseverança! Na escola onde trabalho até mesmo aqueles professores que eram "TURISTAS" receberam o bônus e nos que nem todas abonadas demos vamos ficar sem....
    Eu não estava esperando receber muito dinheiro, mas só pelo fato de terem publicado que tinhamos o direito a receber de acordo com o serviço prestado, e agora vem dizer que não vamos receber pq não trabalhamos 244 dias, na boa sou a favor da "GREVE"...hehehehehehehe
    Espero que todos possam superar essa covardia!
    Força a todos,
    porque eu estou precisando!

    ResponderExcluir
  25. Esse governo maldito sugador de impostos n�o sabe administrar seu cofre, isso dos 244 dias foi s� para n�o pagar o bonus para os agentes tempor�rios que entraram em 30 de maio

    ResponderExcluir
  26. Oi Pessoal
    Eu tbem sou AOE temporária, confesso que para mim nao foi surpresa essa do bonus, pois um desrespeito a mais ou menos nao faz muita diferença, afinal é só assim que nós temporários temos sido tratados desde que assumimos o cargo na escola onde trabalho.
    Já perceberam que nao temos nem se quer para quem reclamar rsrsrsrsr.
    Estou indignada por tudo que tenho visto na escola, nunca imaginei que as escolas ficassem em maos tão incompetentes, ignorantes de pai e mae como tenho visto, é rídicula a situação dos funcionarios que prestam um concurso imaginando que serao reconhecidos e no entanto qdo chegamos ás escolas encontramos um bando de pessoas ultrapassadas que ainda acham que uma boa equipe se conquista ao berros.
    Nossa situação é lamentável e da minha parte concordo plenamente com qualquer coisa que mude nao só a situação do bonus, mas principalmente a situação da educação que a cada dia vai de mal a pior e ainda pagam bonus para esse bando de diretores e coordenadores que nao merecem nem se quer o cargo que ocupam!
    Os bons que me desculpem mas a coisa é feia!!!
    Obrigada

    ResponderExcluir
  27. OLÁ PESSOAL SERA QUE NÃO EXITE NENHUN MODO DE CONSEGUI A NOSSA EFETIVAÇÃO COMO AGENTE DE ORGANIZAÇÃO ESCOLAR ?

    ResponderExcluir
  28. Olá pessoal,beleza. Não devemos deixar nem um prefeito,deputados,e governadores nos enganar e fazerem de nós um fantoche, nos manipulando como acharem melhor. Nós, os AGENTES DA DECEPÇÃO, devemos nos unir e pedir para amigos,familiares e a todo o território nacional que não deixe esse GOVERNADOR ENGANADOR ser PRESIDENTE DA REPUBLICA. Pois acredito que a decepção será maior. Tenha certeza de que o seu VOTO é mais valioso que qualquer BONUS. Somos capazes sim e contribuimos muito com a educação.

    ResponderExcluir