sábado, 13 de dezembro de 2008

Secretaria planeja reformulação de ciclos de ensino para 2010

Proposta será encaminhada ao Conselho Estadual de Educação em 2009, ano em que será discutida com toda da a rede
A Secretaria de Estado da Educação planeja uma mudança estrutural no sistema de aprendizagem das escolas estaduais. A intenção é que a partir de 2010 os ciclos de ensino sejam reformulados, após apresentação de proposta ao Conselho Estadual de Educação e discussão com toda a rede de educadores, as duas ações em 2009.
O projeto da Secretaria quer que os ciclos da rede estadual, que já estará com nove anos no Ensino Fundamental, fiquem assim: 1º ao 3º ano, 4º e 5º ano, 6º e 7º ano e 8º e 9º ano. Hoje os ciclos são (no modelo de oito anos de ensino fundamental): 1ª a 4ª série e 5ª a 8ª série (o Ensino Médio é seriado - 1ª, 2ª e 3ª).
Desde 2007 a Secretaria vem implantando mudanças na rede estadual. Nova proposta curricular, programa especial de alfabetização, reformulação do sistema de avaliação, recuperação intensiva, materiais de apoio a professores e alunos, criação de um índice de qualidade para cada escola (Idesp), valorização dos professores, seleção de 12 mil coordenadores pedagógicos, diversificação do Ensino Médio, melhoria de infra-estrutura nas escolas, enfim, um conjunto de projetos foi desencadeado para melhorar a aprendizagem.
Em 2009 a Secretaria pretende complementar estas medidas, com, por exemplo, nova recuperação paralela, já a partir do início das aulas, específica para matemática e língua portuguesa, com materiais apropriados. O número de alunos por classe também será reduzido. Um extenso projeto de reformas e novas obras já está em andamento. Atualmente cerca de 1.200 obras estão pelas escolas estaduais. Neste ano o investimento em obras da Secretaria deve chegar a pelo menos R$ 700 milhões.
"A mudança de ciclos precisa de preparo. E estamos fazendo isso desde 2007. Falamos da maior rede do Brasil, com 5 milhões de alunos e 5,5 mil escolas. Queremos garantir que a rede tenha tempo para debater, que os professores estejam preparados para a alteração", afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.
"É mais do que uma simples redução de ciclo. É uma nova proposta curricular. Todo o sistema de capacitação de professores vai ser organizado com base nesta reformulação", complementa a secretária.

Um comentário: