domingo, 5 de outubro de 2008

Netiqueta

Netiqueta (regras de como se comportar nas comunicações via Internet) e dinâmicas de grupo fazem parte dos esforços para a criação da comunidade virtual. A construção de um clima positivo pode reduzir a ansiedade sobre a comunicação on-line e contribuir para que todos tenham uma boa experiência.
O ambiente virtual possui algumas regras próprias, é interessante conhecê-las:
Preste atenção aos direitos autorais. Evite fazer cópias de textos, imagens ou outros arquivos da Internet sem a autorização do autor.
Cite sempre as referências (fonte) quando for citar um texto, imagem, música ou site.
Respeite a confidencialidade das informações.
Evite encaminhar coisas que você não deseja que se tornem de conhecimento público.
Fale, não GRITE!
Combine letras maiúsculas e minúsculas, da mesma forma que na escrita comum. Cartas em papel não são escritas somente com letras maiúsculas; na Internet, escrever em maiúsculas é o mesmo que gritar!
Para enfatizar frases e palavras, use os recursos de _sublinhar_ (colocando palavras ou frases entre sublinhados) e *grifar* (palavras ou frases entre asteriscos). Frases em maiúsculas são aceitáveis em títulos e ênfases ou avisos urgentes.
Sorria :-) pisque ;-) chore &-( ...
Os emoticons (ou smileys) são ícones formados por parênteses, pontos, vírgulas e outros símbolos do teclado. Eles representam carinhas desenhadas na horizontal, e denotam emoções.
É difícil descobrir quando uma pessoa está falando alguma coisa em tom de brincadeira, se está realmente bravo ou feliz, ou se está sendo irônico, em um ambiente no qual só há texto; por isso, entram em cena os smileys.
Comece a usá-los aos poucos e, com o passar do tempo, estarão integrados naturalmente a suas conversas on-line.
A linha Assunto ou Subject dos e-mails deve estar sempre preenchida com o assunto tratado em sua mensagem de e-mail.
Por quê? Imagine uma pessoa que abre sua caixa de e-mail (mailbox), e encontra todo dia uma média de 60 mensagens. Quais ela lerá primeiro? Certamente, aquelas cujo assunto seja de maior interesse (as outras serão lidas mais tarde, ou apagadas!). A linha de assunto deve ser relacionada ao assunto tratado na mensagem.
Quando for inevitável uma mensagem mais longa, avise na linha de assunto.
Envie arquivos anexados apenas quando solicitado, e jamais para listas.
É boa prática deixar linhas em branco entre blocos de texto. Dessa forma, o texto fica organizado e mais fácil de ler, mesmo que a mensagem seja longa.
Procure responder a todas as mensagens pessoais. Lembre-se de agradecer às pessoas que o ajudarem.
Não inclua todo o conteúdo da mensagem respondida; deixe o suficiente apenas para indicar os pontos que você está comentando, ou a que frases se está respondendo, apagando o que estiver a mais (inclusive cabeçalhos, se o programa de e-mail inseri-los na resposta).
Ao organizar a resposta, procure fazer com que os leitores de sua mensagem vejam primeiro a mensagem a que você está respondendo e, logo abaixo, sua resposta.
É possível criar o que se chama "assinatura" para suas mensagens de correio eletrônico. As assinaturas são arquivos pequenos, contendo alguma informação sobre você: nome completo, empresa, cargo, referências de trabalhos on-line, frases. Não exagere! Essa assinatura deve se restringir a no máximo 4 (quatro) linhas.
Este texto contém apenas pequenos excertos do texto"Netiqueta - Guia de Boas Maneiras na Internet"©1997 Novatec Editora por Maria Alice Soares de Castro


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