domingo, 22 de junho de 2008

Desinteressados e indisciplinados

Por maior que seja o esforço de seus dirigentes e professores, a escola pública, com raríssimas exceções, tem se revelado incapaz hoje em dia de despertar o interesse dos alunos. Uma pesquisa com jovens que freqüentam a rede estadual de ensino no Rio de Janeiro, coordenada pela a socióloga Miriam Abramovay, indica que o desinteresse e a indisciplina são reconhecidos pelos próprios jovens cariocas como os maiores problemas das escolas atualmente.
A pesquisa foi feita em 89 dos 111 estabelecimentos de ensino que participam do projeto Escolas de Paz, da Unesco, em parceria com o governo do Rio de Janeiro e a Uni-Rio. Foram entrevistados 11.560 alunos dessas escolas. As Escolas de Paz abrem aos sábados, domingos e feriados para o desenvolvimento de atividades culturais, de esporte e lazer por parte da comunidade.
Para 77,7% dos estudantes entrevistados, o desinteresse é o problema mais comum das escolas, seguido da indisciplina, com 58,4% das respostas. O terceiro maior problema é a falta de livros, vídeos e computadores, apontado por 50,1%, e a gravidez de adolescentes, que recebeu 34,2% das menções. Coincidentemente, os diretores também consideram o desinteresse dos alunos e a gravidez precoce como os maiores problemas das escolas por eles administradas. Alunos e diretores só divergem num ponto: enquanto para os primeiros faltam professores ou estes estão despreparados, para os últimos a falta é de pessoal de apoio.
Por que tanto desinteresse e tanta indisciplina? "Esses resultados trazem à discussão o processo de culpas e responsabilizações freqüente na educação, expressão de um conflito que é histórico. Educadores são responsabilizados pelo fracasso escolar e, por sua vez, responsabilizam os alunos e suas famílias. Alunos se reconhecem sem interesse e causadores de problemas de disciplina, sem que nenhuma das partes tenha condição, pelo diálogo, de buscar outras formas de convivência que respeitem a diversidade de interesses", explica a socióloga.

0 comentários:

Postar um comentário