Clipping
Educacional - DE SÃO PAULO
A atual
geração de professores enfrenta o desafio de aprender a mexer na internet e
ensinar com poucos recursos disponíveis.
Pesquisa
realizada pelo Cetic.br (Centro de estudos sobre as Tecnologias da Informação e
da Comunicação) aponta que 64% dos professores de português e matemática de 497
escolas públicas brasileiras acham que sabem mexer menos no computador que os
alunos, informa reportagem de Patrícia Gomes publicada na Folha desta
segunda-feira. A reportagem completa está disponível para assinantes do jornal
e do UOL (empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).
Foram
entrevistados 1.541 professores, 4.987 alunos, 497 diretores e 428
coordenadores pedagógicos.
Para Adriana
Martinelli, coordenadora de Educação e Tecnologia do Instituto Ayrton Senna,
pela primeira vez o papel do professor, como único detentor do conhecimento,
está sendo questionado.
"Alunos
e professores transitam entre os papéis de ensinar e aprender, principalmente
quando trabalhamos com as novas tecnologias".
Dados da
pesquisa mostram ainda que as atividades em que os professores mais usam
tecnologia são as que têm o centro no docente, sem interação, como exercícios
de fixação e aula expositiva, o que é questionado por especialistas.
"A
educação tem que ser cada vez mais trabalhada no sentido de partilhar",
diz Marc Prensky, educador americano autor dos termos "imigrantes" e
"nativos digitais".
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br
0 comentários:
Postar um comentário