sábado, 6 de novembro de 2010

Veja dicas e as novidades do ENEM 2010

Clipping Educacional - Agência Brasil
As provas do ENEM 2010 (Exame Nacional do Ensino Médio) serão aplicadas neste final de semana, 6 e 7 de novembro, nos 26 Estados e no Distrito Federal. Nesta edição, foram registradas 4,6 milhões de inscrições. Os candidatos devem consultar os locais dos exames no cartão de confirmação ou no site do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
Com a mesma estrutura da edição passada, a avaliação será composta por quatro provas objetivas de múltipla escolha nas áreas de Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza, Matemática e Ciências Humanas. Cada um dos exames terá 45 questões. Os estudantes serão submetidos ainda a uma redação e, pela primeira vez, a questões de língua estrangeira (inglês ou espanhol).
No primeiro dia do exame, serão realizadas as provas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas. No domingo, será a vez de Matemática, Linguagens e Códigos e da redação. Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 12h55, de acordo com o horário de Brasília. Não será permitida a entrada de candidatos que se apresentarem após o horário estipulado.
Será obrigatória, no ato do exame, a apresentação do documento de identificação original, do Cartão de Confirmação da Inscrição e de caneta esferográfica de tinta preta. A falta de qualquer um dos documentos representará a eliminação do candidato. O tempo mínimo de permanência na sala de provas é de duas horas, a partir do início do exame. Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados até dia 9 de novembro. Os resultados finais estão previstos para ser liberados até 15 de janeiro.
Além de avaliar o sistema de ensino, o ENEM substituirá o processo seletivo de muitas instituições de Ensino Superior. Aproximadamente 47 instituições federais já confirmaram o uso da nota da prova no vestibular 2011. Enquanto algumas substituirão os tradicionais processos seletivos pelo SiSU (Sistema de Seleção Unificado), outras usarão o exame como primeira fase da seleção ou mesmo para compor o desempenho final do candidato. O exame também será utilizado para a distribuição de mais de 70% das vagas disponíveis pelos Institutos Federais de Educação Tecnológica (antigos Cefets).

Preparação para a prova
Para que os estudantes tenham a real medida de como será o ENEM 2010, o Universia traz, dentro da área de provas interativas, as duas provas que comporiam o ENEM 2009, mas que foram canceladas após confirmação de vazamento. Os respectivos gabaritos também estão disponíveis.
Fonte: http://www.universia.com.br/preuniversitario/materia.jsp?materia=20692

0 comentários:

Postar um comentário